Duas pessoas foram autuadas por crime ambiental na manhã desta sexta-feira (29), após serem flagradas transportando 123 pássaros silvestres e exóticos em um carro no KM 830 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. De acordo com a Policia Rodoviária Federal (PRF), que fez o flagrante, os gentes abordaram uma caminhonete para fiscalização e encontraram os animais.
A PRF detalhou que entre as aves silvestres, pertencentes a fauna brasileira, estavam: 12 trinca-ferros, um curió, cinco pintassilgos, 97 papa-capins cruz, um dos quais já estava morto devido as péssimas condições de acondicionamento.
Além disso nove aves são consideradas de espécies exóticas, que segundo a polícia, a distribuição geográfica não inclui o território brasileiro, sendo quatro pintassilgos vermelhos e cinco canários belga.
Os responsáveis pela criação e aprisionamento ilegal, assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderão na Justiça Criminal pelas condutas praticadas contra o meio ambiente.
As penas para estes crimes ambientais são de multa de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão. As aves serão encaminhadas ao órgão ambiental local.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.