RedeGN - Imprimir Matéria

Grupo de Estudos da Univasf lança coletânea de e-books sobre Caprinocultura Leiteira

13 de Jan / 2021 às 22h30 | Variadas

O Grupo de Estudos em Caprinocultura Leiteira (GECAL), vinculado ao Colegiado de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vai lançar, na próxima quarta-feira (20), a sua primeira coletânea de e-books.

A coleção é composta por oito livros e tem o objetivo de divulgar conhecimentos científicos para colaborar com produtores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais que atuam direta ou indiretamente na caprinocultura leiteira. O lançamento dos e-books é aberto ao público e vai acontecer online, com transmissão ao vivo no Youtube, a partir das 19h.

O lançamento será transmitido através do canal do GECAL no Youtube. Os oito livros abordam as seguintes temáticas: Principais queijos produzidos com leite de cabra no Brasil; Tecnologias associadas à produção de queijo caprino; Benefícios do consumo de queijos caprinos para a saúde; Intolerância à lactose x APLV; Harmonização dos queijos; Principais raças caprinas leiteiras utilizadas para produção de queijo; Manejo antes, durante e após a ordenha de cabras leiteiras; e Boas práticas na manipulação de produtos lácteos artesanais caprinos.

Cada e-book possui, em média, 20 páginas e foi escrito por integrantes do GECAL, estudantes da Univasf nas áreas de Zootecnica, Engenharia Agrônomica e Medicina Veterinária em níveis de graduação, mestrado e doutorado, sob orientação do docente do Colegiado de Medicina Veterinária e coordenador do Grupo Grupo Daniel Menezes. Além disso, os livros foram submetidos à revisão por pesquisadores e profissionais de diferentes instituições do Brasil.

De acordo com Menezes, a importância da publicação da coletânea está em expor informações importantes para a comunidade e divulgar a atividade dos produtores de leites caprinos, bem como informações técnicas sobre esta prática dentro das propriedades rurais e para a obtenção de produtos de qualidade nutricional e sanitária. Além disso, o docente destaca a relevância da ação para o aprendizado dos discentes, que puderam praticar a escrita técnica para publicação de livros e trabalhar em grupo.

Ascom Univasf

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.