A Ford anunciou agora a pouco, em comunicado, que encerrará toda produção de veículos no Brasil este ano, mantendo aberto apenas o Centro de Desenvolvimento de Produtos, na Bahia, o Campo de Provas e sua sede regional, os dois últimos em São Paulo.
A notícia caiu como uma bomba na Bahia com o anúncio de fechamento imediato da fábrica de Camaçari, que será reduzida à produção de peças para estoques de pós-venda. O mesmo prazo foi determinado para a fábrica de Taubaté, em São Paulo.
Com o fim das duas fábricas os veículos modelos Ka e EcoSport deixam de ser fabricados e terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques e os veículos que serão comercializados no território brasileiro passarão a ser importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul.
A Ford anunciou que no último trimestre de 2021 será fechada também a planta da Troller, em Horizonte (CE). A empresa afirma que irá trabalhar em colaboração com os sindicatos para "minimizar os impactos do encerramento da produção". Os impactos na geração de empregos, principalmente na Bahia, São Paulo e Ceará deverão ser grandes, avaliam economistas.
Jim Farley, presidente e CEO da Ford, disse em nota que “A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, enfatizando a necessidade de adequar a empresa: “Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global", completou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.