O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, opera com sobrecarga desde o final de 2020. Com cerca de 13 mil testes a serem analisados, a unidade tem capacidade de processamento de quatro mil testes por dia, mas tem recebido cinco mil amostras diariamente.
A diretora do Lacen na capital baiana, Arabela Melo, explica que as equipes estão trabalhando 24 horas por dia, para tentar reduzir o número de amostras que estão prontas para serem testadas.
“Nós estamos funcionando 24 horas por dia. Nós trabalhamos tanto no feriado do natal, quando no feriado do ano novo ininterruptamente, com o interesse de reduzir o número de amostras que a gente tinha, do chamado passivo, que a gente tem. A gente também fez mais contratações nos últimos dias, para que a gente consiga um maior volume de pessoas para também aumentar nossa capacidade", explicou.
Segundo Arabela, as contratações começaram para dar vazão à demanda de testes. Ela explica que as amostras precisam ser processadas em pouco tempo depois de colhida.
"A amostra, quando ela chega, depois de colhida, ela precisa ser processada em até 48 horas. Então a gente precisa dar o primeiro encaminhamento da amostra, que é transformar aquele SWAB, aquele cotonete grande, eu uma amostra biológica para ser trabalhada em laboratório. Esse é a nossa principal preocupação", disse.
O Ministério da Saúde disponibilizou um novo equipamento, que é um robô que aumenta a capacidade de processamento das amostras. Com ele, o Lacen conseguirá processar cerca de mil amostras a cada 24 horas.
"Nós estamos agora com 13 mil [testes a serem processados]. Nós estávamos na semana passada com 25 mil e nós, nesse período, já conseguimos reduzir para 12 mil. Com isso [robô], a gente espera que consigamos reduzir a entrega dos resultados o mais rápido possível para a população".
O laboratório também recebeu outro equipamento que deve ajudar na velocidade de processamento dos testes.
"A gente recebeu ontem uma doação que é um extrator, que também ajuda a gente na velocidade. Já colocamos inclusive na programação, já está funcionando. Temos feito várias adequações internas, reorganização de fluxo, para que a gente possa atender melhor. Nossa equipe está totalmente voltada para isso. Toda a equipe trabalhando para que a gente consiga reduzir ao máximo, mas a gente precisa do apoio da população. A população precisa nos ajudar", pediu ela.
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