Apac informa que o balanço da situação hídrica de Pernambuco durante o ano de 2020, a partir da análise das chuvas ocorridas no período de janeiro a novembro de 2020 e da situação de acumulação de água nos principais reservatórios resultou em acumulação abaixo da média na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata.
Apesar do acumulado de chuvas durante o período de inverno ficar próximo do volume esperado, o acumulado médio foi de 1.458 mm, representado um desvio de -27% abaixo da climatologia.
Na Zona da Mata esse acumulado do ano de 2020 foi de 1.140 mm, representado um desvio de -11% abaixo da climatologia. Esses acumulados têm impacto direto nos volumes dos reservatórios das regiões, com possíveis consequências para as reservas destinadas ao abastecimento humano, estabelecido como uso prioritário.
Já nas regiões agreste e sertão, o balanço hídrico foi positivo e acima da média. A precipitação média acumulada no Agreste, entre os meses de janeiro a novembro, foi de 886 mm, resultando em um desvio percentual de 20% acima da média climatológica da região. O Sertão teve um acumulado anual de 857 mm, e um desvio percentual de 51% acima da média climatológica da região.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.