O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) realizou ontem (11), em Salvador, a Cerimônia Militar do Dia do Marinheiro, solenidade que marca as festividades de aniversário de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil.
A solenidade seguiu protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 e condecorou algumas personalidades e instituições baianas com a Medalha Mérito Tamandaré, honraria, que representa a força da Marinha no Brasil.
O empresário Antônio Marcelo Barreto Costa, que reside há 30 anos em Juazeiro, foi um dos homenageados na solenidade. Há aproximadamente 30 anos um Juazeirense não recebia essa comenda.
Para Marcelo Barreto, que já foi presidente da Sociedade Amigos da Marinha em Juazeiro, em três oportunidades, e atualmente é vice-presidente da confraria, a homenagem tem um grande significado: “Receber essa honraria é motivo de muito orgulho para mim e minha família. Hoje é um dia muito especial e só reforça ainda mais o carinho, o respeito e a admiração que eu tenho pela Marinha do Brasil, uma instituição que orgulha não só os baianos, mais todos os brasileiros”, declarou.
Criada em agosto de 1957, a Medalha Mérito Tamandaré tem como principal missão homenagear autoridades, instituições, personalidades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.
O agrônomo Juazeirense e servidor da Codevasf João Santana Tosta também estava entre os homenageados.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.