Artigo: Infesto ou olha para o céu Juazeiro

11 de Dec / 2020 às 23h00 | Espaço do Leitor

O PRÊMIO NACIONAL JOÃO GILBERTO DA MÚSICA.
O FESTIVAL INTERNACIONAL DA BOSSA NOVA.
O FESTIVAL LITERÁRIO DE JUAZEIRO.
Infesto e reinfesto meu manifesto existencial.

"Tem medo de críticas? Fique em casa, não faça nada.Morra logo que é melhor."

Há tempos,  temos o esboço de grandes projetos "futuristas" para Juazeiro.

Antes da pandemia, a fundação Cultural do estado da Bahia me convidou para participar do projeto João Gilberto 90 anos em 2021(acredito que em janeiro a gente retoma)

Há tempos,  muitos  dizem: Juazeiro não gosta de cultura, não gosta de bossa nova nem de João Gilberto? Não gosta de "literatura"( a nossa biblioteca não traduz o conhecimento de um município  com mais de 220 mil habitantes).

Juazeiro gosta de quê?

Saúdo todos que estão realizando o "festival Edésio Santos da canção", "formato  pandemia" . O festival tem que ser preservado, custa tão pouco e era realizado com o "fundo de cultura".

Uma política cultural sustentável e dinâmica, sem paternalismos ou apadrinhamentos, precisa ser dialeticamente debatida e implantada em Juazeiro.

Eu, por exemplo, sonhei muito e não fiz quase nada,  já não tenho mais delírios utópicos e não posso deixar o meu sonho sentir frio, sozinho, abandonado numa mesa de bar, num boteco de Juazeiro?(Como dizia o poeta Pedro Raymundo).

Construir cultura, é como erguer um edifício de muitos andares - o tapume esconde os pilares, o resto é logo exposto, e o cacete come. Pilares com falso concreto desaba de repente.

A ignorância e o desconhecimento,  imperam por aí,  eu já não me importo com os seus rompantes de extrema brutalidade e covardia.  

Sonhos não desistem e uma outra Bahia, um possível Brasil,  ainda acreditam que na terra onde nasceu o gênio da bossa nova, um grande poeta do "mistério do planeta " e uma estreliíssima da nossa música, podem nascer outras "supernovas".

Sabe o que é uma "supernova"?

Olha para o céu Juazeiro!

Às vezes, vejo "buracos negros, "mas"contra o clarão da  luz do Sol não existem argumentos- dói nos olhos ".

Não se faz "revolução cultural"em cargos públicos com parcos recursos.

Ensaio para a estrada, será o meu show.."xô galinha..show

*Mauricio Dias - Poeta e Músico

Espaço Leitor

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.