A Black Friday, Natal e o pagamento do 13º salário. Mais dinheiro nas contas e, consequentemente, mais movimento nos bancos. Por isto o especialista em consumo Dori Boucault explica a importância de ficar atento para não cair em golpes, principalmente nesta época.
Os idosos são as principais vítimas das quadrilhas. Um golpe muito comum e que tem aumentando na pandemia é o da falsa compra. Um golpista liga para a vítima e se passa por atendente de banco ou operadora de cartão.
O criminoso diz que houve uma compra com o cartão da vítima em outra cidade e pergunta se ela confirma. Quando a vítima nega ter feito a compra, o suposto atendente orienta que ela ligue para a central do banco ou da operadora do cartão no número que está no verso do cartão.
Mas, segundo a polícia, o golpista não desliga o telefone. Ele prende a linha da vítima e a orienta a passar seus dados cadastrais do banco e até senha.
Depois vem a segunda etapa do golpe que é coletar o cartão. O golpista pede que a vítima entregue o cartão cortado ao meio para um motoboy que vai até a casa dela retirar o cartão. O interesse dos golpistas é ter em mãos a parte do cartão onde está o chip, pois já sabem a senha do cartão e assim podem fazer compras.
O especialista em direito do consumidor Dori Boucault alerta que, ao receber esse tipo de ligação, é preciso desligar e não passar nenhuma informação. “Entra em contato com o telefone que tem na fatura, boleto ou no cartão. Fala com o telefone que sempre teve e não o que o golpista está passando”, orienta Boucault.
O especialista diz ainda que o ideal é denunciar primeiro para a administradora do cartão e, depois, ir até a delegacia. Desta forma é possível impedir o uso do cartão em compras indevidas. Já com o boletim de ocorrência, o consumidor deve procurar o banco e a operadora.
O especialista observa que com a pandemia o número de compras pela internet aumentou, mas os golpes também. Por isso, antes de comprar é preciso ter muita atenção e cuidado para evitar sites que não são confiáveis e que podem colocar os dados do consumidor em risco. “Precisa ver se tem cadeado no site, se tem https. Sempre procure você pelo site e não navegue em sites ou links que recebeu pelo e-mail ou celular. E lembrar que não existe oferta milagrosa e, que neste caso, provavelmente é um golpe.”
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