Em entrevista exclusiva a RedeGN, o optometrista, Juarez Gonçalves da Hora, Bacharel em Optometria e Presidente do Sindioptica-Ba falou sobre a importância de exigir a qualidade dos produtos ópticos e orientou a população do Vale a procurar estabelecimentos que seguem a lei com rigor. “Hoje existe um problema grave no Brasil, a pirataria, que põe em risco a saúde ocular do cidadão, por isso é muito importante que antes de comprar o produto a pessoa faça algumas perguntas: se tem um responsável técnico, se o profissional tem autorização para atuar no mercado, se o alvará sanitário e se o produto não é pirata”, enfatizou.
Juarez Gonçalves lembra que a profissão do optometrista é reconhecida pelo MEC e que já existe uma conversa com o SUS para que a categoria seja absorvida pelo Sistema Único de Saúde. “Nós temos uma perspectiva junto ao SUS, começamos a desenvolver um trabalho e em breve poderemos atender a sociedade nesse trabalho de prevenção”, declarou.
O papel do optometrista é bem específico segundo o optometrista. “Cuidamos da visão e do olho quem cuida é o oftalmologista. Quando percebemos algum problema além do que trabalhamos fazemos o encaminhamento para o especialista, sabemos o limite da atividade profissional entre um e outro”, expôs.
Encerrando a entrevista Juarez Gonçalves chama a atenção mais uma vez para as diferenças entre o trabalho do optometrista e o oftalmologista e orienta aos pacientes a observar o produto óptico que vai utilizar.
Veja a entrevista na íntegra:
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.