Em reunião extraordinária, nesta segunda-feira (30), a Aneel decidiu que a partir de amanhã, terça-feira(1) passará a ser cobrada a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência, o que deverá impactar no aumento imediato na conta de luz dos consumidores.
Em maio a Aneel havia anunciado que não haveria cobrança extra na conta de luz até o dia 31 de dezembro, em função da pandemia do coronavírus, mas revogou hoje a decisão e a partir de amanhã o consumidor passa a pagar R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
O aumento foi justificado sob o argumento de que “o Brasil voltou aos patamares de consumo anteriores ao início da pandemia” e que a “oferta de energia está comprometida em razão dos baixos níveis dos reservatórios. Desta forma, o mecanismo da bandeira voltou a ser necessário no entendimento do órgão”, informaram.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.