Maestro João Carlos Martins comemora 1 milhão de espectadores em suas apresentações virtuais no concerto Os Grandes Clássicos

06 de Nov / 2020 às 08h30 | Variadas

A pandemia obrigou o cancelamento de todos os eventos culturais com presença de público, o que obrigou os artistas a migrarem para a internet em apresentações virtuais. Não foi diferente com o maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP, que tem realizado concertos memoráveis, sempre ‘esgotados’, como costumam ser os eventos presenciais.

Realizado com o patrocínio do Bradesco, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, o concerto, que acontece em 10 de novembro e será transmitido através dos canais do maestro e da rádio Alpha FM no Facebook e YouTube, comemora a marca de 1 milhão de espectadores – alcançada e ultrapassada em concerto dedicado aos grandes temas da Broadway e do cinema – em suas lives durante o período de isolamento social, em uma apresentação com as 10 músicas mais marcantes para ele nesse período.

O maestro, que recentemente foi destaque na imprensa nacional e internacional com um vídeo publicado em seu Instagram, que ultrapassou 20 milhões de visualizações e foi compartilhado por personalidades como a atriz norte-americana Viola Davis, começa a noite regendo uma das mais conhecidas peças do repertório orquestral, Eine Kleine Nachtmusik (Uma Pequena Serenata Noturna), de W.A. Mozart, que, embora nunca tenha sido levada a público por seu compositor, é sua obra mais executada.

Uma das sinfonias mais fortes do repertório clássico, a Sinfonia nº 5, de L.V. Beethoven, segue impactando o público sempre que são ouvidas suas quatro notas iniciais. Martins apresenta Allegro com brio, o primeiro movimento desta peça também conhecida como Sinfonia do Destino, considerada um "monumento" da criação artística.

Algumas trilhas são verdadeiras identidades sonoras das películas e imediatamente reconhecidas quando se ouvem seus primeiros acordes. É o caso de Tara's Theme, composição de Max Steiner (1936) como tema principal do filme E O Vento Levou, que dá sequência ao concerto.

A soprano Anna Beatriz Gomes, parte do time de talentos descobertos por Martins, interpreta a ária A Rainha da Noite, da ópera A Flauta Mágica, de W.A. Mozart. A personagem Rainha da Noite é a vilã da história, que representa as conturbadas relações de poder e subordinação da sociedade da época e a legitimidade dos aristocratas e das tiranias.

A ária mais conhecida do compositor Giácomo Puccini, Nessun Dorma, do último ato da ópera Turandot, refere-se à proclamação da princesa Turandot determinando que ninguém deve dormir: todos passarão a noite tentando descobrir o nome do príncipe desconhecido, Calaf, que aceitou o desafio. Imortalizada na voz de Luciano Pavarotti, será interpretada pelo tenor Jean William, que já encantou multidões cantando esta e outras árias.

O maestro, que com suas luvas extensoras voltou a tocar o piano com os 10 dedos após mais de 20 anos, assume o instrumento que o consagrou mundialmente, em interpretações de temas de filmes: Em Algum Lugar do Passado, composto por John Barry para o filme de 1980, com a direção de Jeannot Szwarc e estrelado por Christopher Reeve, Jane Seymour e Christopher Plummer, e Cinema Paradiso, de Ennio Morricone, compositor de mais de 70 trilhas pra o cinema, entre elas todos os filmes de Giuseppe Tornatore, desde Cinema Paradiso, pela qual recebeu o Bafta, prêmio da Academia Britânica de Cinema.

A telona é tema também da participação do tenor Jean William nesta noite especial, com sua interpretação para o clássico New York, New York, composto por John Kander e Fred Ebb como tema do filme lançado em 1977 e dirigido por Martin Scorsese, que desde então se tornou a "marca registrada" da atriz Liza Minnelli, estando presente em todos os seus shows, e que em 1979 ganhou outra versão, também um clássico, na voz de Frank Sinatra.

Como tudo que é bom dura pouco, o concerto/live se encerra com o choro Tico-tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, cujo centenário foi comemorado em 2017. Mundialmente conhecido através da versão de Carmen Miranda no filme Copacabana (1947), com participação de Groucho Marx, o Tico-tico de Abreu foi gravado por inúmeros intérpretes, como Ademilde Fonseca e Ney Matogrosso, e em versões instrumentais, da Orquestra Colbaz, das duplas Pixinguinha & Benedito Lacerda e Garoto & Carolina Cardoso de Menezes, além da gravação do virtuoso acordeonista Sivuca.

 

Ministério do Turismo e Bradesco apresentam:

Bachiana Filarmônica SESI-SP

Regência João Carlos Martins

Solistas: Anna Beatriz Gomes (soprano) e Jean William (tenor)

10 de novembro, às 20h30

Facebook: https://www.facebook.com/maestrojoaocarlosmartins  |  https://pt-br.facebook.com/RadioAlphaFM/

YouTube: https://www.youtube.com/JoaoCarlosMartinsOficial | https://www.youtube.com/ALPHAFM1017

 

Programa:

W.A. Mozart

Eine Kleine Nachtmusik (Allegro)

 

L.V. Beethoven

Sinfonia nº 5 (Allegro com brio)

 

M.Steiner

Tara’s Theme - E o Vento Levou

 

W. A. Mozart

Ária A Rainha da Noite

Solista: Anna Beatriz Gomes

 

G. Puccini

Nessun Dorma

Solista Jean William

 

J. Barry

Em Algum Lugar do Passado

João Carlos Martins ao piano

 

E. Morricone

Cinema Paradiso

João Carlos Martins ao piano

 

F. Ebb / J. Kander

New York, New York

Solista: Jean William

 

Zequinha de Abreu

Tico-Tico no Fubá

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