Em comunicado distribuído nesta terça-feira (3), a Chesf informa que a vazão na barragem de Sobradinho vai aumentar para níveis ainda mais altos do que o anunciado para esta quarta-feira, de 2.600 m3/s, considerada a maior vazão dos últimos sete anos. De acordo com o novo comunicado, na quinta-feira (5) a vazão em Sobradinho deve aumentar para 2.900 m3/s.
Segundo com a nota da Chesf “o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, na Reunião de Avaliação das Condições da Operação dos Reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas – ANA , ocorrida na data de 27/10/2020, apresentou a necessidade de elevar a defluência da UHE Sobradinho, a fim de minimizar o deplecionamento do reservatório de Itaparica”, informaram.
Diante dessa necessidade “destaca-se que a partir de quinta-feira, 05/11/2020, a defluncia média diária da UHE Sobradinho será elevada da faixa de 2.600 m3/s para 2.900 m3/s, devendo permanecer neste valor até nova avaliação".
Na nota a Chesf informa que é importante “chamar a atenção para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista que em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de elevação de geração para atendimento ao SIN”, explicaram, informando ainda que Sobradinho tem capacidade para “turbinar valores da ordem de 4.000 m3/s".
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.