Covid-19: Cientistas e médicos pedem 'bom senso' de candidatos para evitarem aglomerações

29 de Oct / 2020 às 15h45 | Charges

Com um alerta sobre a possibilidade de segunda onda no Brasil, uma nota publicada, nesta quinta-feira (29), pela Academia Pernambucana de Ciências (APC) e Academia Pernambucana de Medicina (APM) pede "bom senso" aos candidatos que disputam as eleições municipais deste ano. A expansão da pandemia, cenário já vivenciado em países europeus como França, Alemanha e Espanha, preocupa as entidades.

As academias reforçam que os candidatos devem orientar seus cabos eleitorais para a importância das medidas sanitárias e classificam como "dramático" o cenário de aglomerações em comícios políticos em várias cidades do Brasil, com pessoas sem máscaras e sem distanciamento social.

"Caso não haja bom senso por parte dos candidatos e resposta positiva da população, a APC e a APM apelam para as autoridades constituídas tomarem as devidas providências com o rigor que a lei exige para que vidas sejam salvas, pois são mais importantes que quaisquer cargos políticos que estão em disputa", diz trecho de nota assinada pelos presidentes José Antônio Aleixo da Silva (da APC) e Hildo Azevedo (da APM).

A atenção da população para evitar uma segunda onda da Covid-19 no País é um outro apelo citado na nota, que traz dados da expansão da pandemia no mundo, como a aproximação da taxa de um milhão de infectados por dia e o lockdown anunciado na França, com início nesta sexta-feira (30).

"Ações como o distanciamento entre as pessoas, o uso de máscara, que não somente protege o usuário, mas protege as outras pessoas, a lavagem das mãos, a higiene e evitar ambientes fechados são atitudes de solidariedade, mas que estão se reduzindo a cada dia em nossa sociedade e a consequência será o aumento do número de pessoas infectadas e de mortes", diz o texto.

Em relação aos candidatos que promovem aglomerações em seus atos eleitorais, a APM e a APC criticam e questionam quem os candidatos, de fato, representam.

"Seria extremamente apropriado e demonstraria real preocupação com a população, que os candidatos ao pleito legislativo do próximo mês, demonstrassem ter uma atitude cidadã, seguindo as leis e as orientações das autoridades sanitárias, usando máscaras e não promovendo aglomerações. Procedendo de forma contrária, eles serão representantes de quem? De um pequeno grupo de pessoas que só se importam consigo mesmas, ignorando que também podem se tornar vítimas da pandemia", reclamam as academias.
 

Folha Pernambuco

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.