Com o objetivo de sensibilizar as profissionais e colaboradoras do Hospital Dom Malan, a coordenação de enfermagem, através da gerência da Bioimagem, está promovendo um ciclo de palestras sobre o Outubro Rosa, com o tema "Um olhar para quem cuida".
A primeira rodada aconteceu ontem terça-feira (27) e mais três momentos estão previstos até o dia 28. "Com esse calendário nós conseguimos alcançar todos os plantões, envolvendo assim o maior número possível de mulheres", justifica Fernanda Mirelle, que está à frente da organização, juntamente com Giselle Félix, enfermeira sanitarista, mestre em saúde coletiva e membro integrante da Vigilância Epidemiológica do Dom Malan.
"Pensamos em algo que pudesse envolver a nossa equipe, pois quem cuida também precisa ser cuidado. Do mesmo jeito que o paciente é o amor de alguém, o funcionário também é. Então, nesse Outubro Rosa a nossa mensagem é de autocuidado, de valorização da vida e amor próprio" ressalta a enfermeira gerente da Bioimagem.
De forma lúdica e com dinâmicas de grupo, a facilitadora provocou o público presente e fez todo mundo refletir. "A gente precisa falar sobre o assunto e as mulheres precisam quebrar o tabu e aprender a se tocar. O autoexame deve ser feito mensalmente, e ao primeiro sinal de alerta deve-se procurar um serviço de saúde", orientou Giselle.
"A mulher precisa ter intimidade com o seu corpo. Deve senti-lo, acolhê-lo e respeitá-lo. Se cuidar é também se amar", complementa, justificando que o segredo é não sexualizar os assuntos relacionados à saúde feminina. "Devemos encarar como uma questão de saúde", pontuou.
Ao final, Fernanda reforçou a oferta de preventivos e mamografias às funcionárias do hospital. "As profissionais do HDM têm direito aos exames e devem procurar suas coordenações para mais informações", concluiu.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.