As gêmeas siamesas Laura e Laís Silva, que são da Bahia e nasceram unidas pelo abdômen, chegaram a Goiânia ontem domingo (25) para começar o processo para a cirurgia de separação. Elas vão passar por exames e devem colocar expansores de pele.
As duas nasceram no dia 15 de agosto de 2019 e precisaram ser transferidas no dia seguinte para o Hospital Materno Infantil, referência nos casos de gêmeos siameses. Elas compartilham o intestino. Após dois meses internadas, voltaram para a cidade natal, Piraí do Norte.
Em março deste ano, fizeram uma nova visita ao hospital para fazer os primeiros exames para analisar a possibilidade de separação. Agora, voltaram para já fazer todos os procedimentos para a cirurgia.
“Elas estão bem, graças a Deus. Eles estavam no conforto de casa, não saia, então não ficaram doentes, ficavam em casa, de repouso. Tiveram o carinho da família, então foi muito importante esse período em casa porque elas se apegaram aos avós e irmãos”, disse a mãe das gêmeas, Lidiane Silva dos Santos.
As duas vão começar os exames nesta segunda-feira (26). O primeiro será um teste de Covid-19, após elas apresentarem febre durante o voo. “Depois, vamos fazer uma avaliação geral e prepara para colocar o expansor de pele. Elas devem ficar com ele cerca de 20 ou 30 dias. Se tudo der, elas já ficam para fazer a cirurgia de separação”, contou o médico Zacharias Calil.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.