Julio Lossio Filho propõe Plano Educacional Individualizado para uma educação inclusiva

22 de Oct / 2020 às 11h01 | Eleições

O candidato a prefeito de Petrolina, Julio Lossio Filho (PSD) participou, nessa quarta- feira (21) de uma entrevista à rádio Ponte FM, com o apresentador Cláudio Farias. Julio anunciou, entre outras propostas, o Plano Educacional Individualizado, que visa a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas. 

"Com o Plano Educacional Individualizado, a criança que possuir alguma necessidade especifica terá acompanhamento individualizado, de acordo com a sua necessidade. Quando eu digo que quero ser prefeito para trazer igualdade, é preciso entender que, para a igualdade chegar, é preciso trazer equidade, e equidade é tratar o igual de maneira igual e o desigual de maneira desigual", pontuou. 

De acordo com o candidato, uma criança autista precisa de estímulos diferentes que precisam ser observados, respeitados e garantidos pelo poder público. "Uma criança autista pode se desenvolver muito bem, tanto quanto qualquer outra criança, mas ela precisa de outros estímulos. A prefeitura tem que estar atenta, é por isso que a gente vai ter esse plano, que inclusive foi uma sugestão de uma mãe de autista", explicou o candidato. 

Julio afirmou, ainda, que vai criar Central de Libras, por reconhecer que a Pessoa Surda precisa desse cuidado e respeito e por defender uma Petrolina melhor para todos. "Um surdo chega em uma unidade de saúde e não consegue se comunicar, ele está sentido algo, mas lá na unidade de saúde não tem quem fale em libras. E ele não consegue passar para as pessoas a dor que ele está sentindo. Nós teremos intérpretes que ficarão online na Central de Libras. A pessoa vai se comunicar com o intérprete e o intérprete vai poder passar para a unidade de saúde , para o hospital, para a escola, para o mercado o que ele está querendo falar", explicou. 

O projeto Incentiva Petrolina também foi mencionado pelo candidato, e vai funcionar reduzindo o imposto da empresa que contratar alunos oriundos dos cursos de qualificação que serão oferecidos em sua gestão. 

Já o projeto Nova Semente Melhor vai reabrir as creches que foram fechadas, devolver o tempo integral em todas as unidades, e aceitar crianças a partir dos quatro meses de vida, quando acaba a licença maternidade. "Já foi comprovado cientificamente que, a criança que tem acesso a creche e recebe os estímulos necessários, essa criança tem a capacidade cognitiva muito maior do que a criança que não recebe", argumentou, Julio.

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.