Juazeiro cresceu 50% e Petrolina 20% na lista de candidatos a prefeito entre 2016 e 2020

12 de Oct / 2020 às 08h29 | Eleições

O número de candidatos a prefeito, de acordo com levantamento feito pelo G1, subiu 40% e em alguns municípios brasileiros chegam a ter 16 candidatos disputando uma única vaga.

De acordo com o levantamento são 2,2 mil municípios que aumentaram o número de candidatos em relação a eleição de 2016 e o número de candidatos a prefeito esse ano subiu 14 %, passando de 17,6 mil em 2016, para 19 mil candidatos.

O fim das coligações para vereador pode ser um dos fatores para essa procura pelo cargo de prefeito, avaliou o cientista político e professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Vitor Peixoto.

Em seis cidades os eleitores terão 16 opções de escolha: Campo Grande (MT), Contagem (MG), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Nova Friburgo (RJ) e Santos (SP), seguidos por Belo Horizonte (MG), Itaguaí (RJ), Joinville (SC), Porto Velho (RO) e Volta Redonda (RJ), cada uma com 15 candidatos.

Em Juazeiro o aumento no número de candidatos chegou a 50%, passando de quatro: Paulo Bomfim, Joseph Bandeira, Charles Leão e Dr. Márcio Feitosa, para seis candidatos: Breno Rainan (PSOL), Capitão Moreira (Avante), Coronel Anselmo (DEM), Raffani Souza (Republicanos), Paulo Bomfim (PT) e Suzana Ramos (PSDB). 

Em Petrolina o número de candidatos cresceu 20%, passando de cinco em 2016, para seis este ano. Em 2016 disputavam a vaga de prefeito os candidatos: Miguel Coelho, Odacy Amorim, Edinaldo Lima, Adalberto Cavalcanti e Perpétua Rodrigues. Este ano disputam: Miguel Coelho (MDB), Odacy Amorim (PT), Dr. Marcos (PSOL), Deomiro Santos (PV), Gabriel Menezes (PSL) e Júlio Lossio filho (PSD).

Em Juazeiro o crescimento do número de candidatos em relação ao número de eleitores entre 2016 e 2020 é completamente desproporcional, com crescimento de 50% para candidatos e de menos de 0,4% para eleitores.

Já em Petrolina, no mesmo período, o crescimento do eleitorado e do número de candidatos ficou próximo, com 15% aproximadamente para eleitores e 20% na relação de candidatos.

Na cidade pernambucana, a possibilidade de segundo turno foi um combustível motivador para o aumento do número de postulantes. Em Juazeiro a disputa é direta, em primeiro turno, sem chances de repescagem.

Da redação redeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.