A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou nesta sexta-feira (9), uma visita ao Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19 para gestores de saúde dos municípios que integram da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) de Pernambuco. O evento tem o objetivo de apresentar o laboratório, que completou um mês de atividades e alcançou a marca de mil exames diagnósticos realizados, no último dia 1º de outubro.
A visita contará com a presença do reitor pro tempore da Univasf, Paulo César Fagundes Neves; do superintendente do Hospital Universitário (HU-Univasf), Itamar Santos; do presidente da Comissão Responsável pela Elaboração, Acompanhamento e Monitoramento de Ações de Prevenção do Coronavírus (Covid-19) da Univasf, Anderson Armstrong; e do coordenador do laboratório, Rodrigo Feliciano do Carmo. O laboratório, localizado no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE), é o único no interior do estado certificado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen) para realizar o diagnóstico de Covid-19 utilizando a técnica RT-PCR, considerada a mais eficaz para detecção da doença ainda no início dos sintomas.
A unidade tem processado uma média de 250 exames por semana provenientes de pacientes dos municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Os gestores de saúde destas cidades irão conhecer a estrutura do laboratório, as etapas do processo de diagnóstico e a equipe, formada por sete profissionais, entre discentes de pós-graduação da Univasf e técnicos, que atuam sob a coordenação de Rodrigo do Carmo, com o apoio dos professores Anderson Armstrong, Mateus Matiuzzi, Gisele Veneroni Gouveia e João José de Simoni Gouveia.
“Será uma oportunidade de apresentar todos os procedimentos de segurança adotados, os equipamentos adquiridos pela Universidade e os profissionais que estão envolvidos no diagnóstico de Covid-19. É um grande avanço para toda a região que estes diagnósticos estejam sendo realizados aqui na Univasf, utilizando a técnica que é referência mundial no diagnóstico precoce da doença de maneira ágil e segura”, destaca Anderson Armstrong.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.