Conforme informações prestadas nesta redeGN, A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta sobre a baixa umidade do ar no Sertão de Pernambuco e Sertão do São Francisco. De acordo com a Apac, desta quinta-feira (1) até a segunda-feira (5), a umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 20% .
Em Juazeiro e Petrolina a previsão é que a umidade relativa do ar atinja 16%. Em Senhor do Bonfim a umidade relativa do ar também é baixa 16%, São Raimundo Nonato 13%.
Segundo a Apac, a baixa umidade acontece em função da presença de uma massa de ar seco no estado de Pernambuco. No alerta, a Agência destaca alguns dos problemas que podem ser ocasionados em função da baixa umidade do ar, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre eles, estão ressecamento da pele, sangramento pelo nariz, complicações alérgicas e respiratória, além de irritação nos olhos.
A Apac orienta que, com a umidade entre 12% e 20%, é importante não fazer exercícios físicos ao ar livre, entre 10h e 16h. Outra medida é evitar aglomerações em locais fechados. Neta situação, o uso de soro fisiológico para os olhos e narinas também é recomendado. Também é importante não deixar de consumir água.
Ano passado (2019) a temperatura máxima na região de Petrolina e Juazeiro no dia 24/11 alcançou no campus da UNIVASF de Juazeiro 39.4 °C, enquanto na estação meteorológica do INMET, em Petrolina, a temperatura máxima foi ainda mais elevada, chegando a 40.1 °C. Em relação à umidade relativa do ar, o dia mais seco do ano na região foi o dia 15 de Novembro, quando o seu valor mínimo foi de 10.7% na estação meteorológica do campus da UNIVASF de Juazeiro e na estação meteorológica do INMET de Petrolina foi ligeiramente maior, 12%.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.