A parte crítica do incêndio na cidade de Barra, no oeste da Bahia, já é considerada sob controle por bombeiros e brigadistas que estão no local. Nesta segunda-feira (28), o fogo completa 13 dias.
Segundo as equipes que trabalham no local para debelar as chamas, ainda existem dois focos ativos, um próximo à margem do Rio São Francisco e outro no distrito de Igarité. Por causa disso, o combate está sendo feito preferencialmente nesses pontos, para evitar que fogo se alastre mais uma vez.
Durante o sábado (26) e o domingo (27), a cidade não registrou novos focos do incêndio. Ainda de acordo com as equipes no local, a tendência é de que as chamas sejam totalmente controladas nesta semana.
O incêndio atingiu seis comunidades da zona rural de Barra e, na última quarta-feira (23), chegou às casas dos moradores. Segundo os bombeiros, a área atingida pelas chamas passa dos 1.500 hectares, mas os dados não foram atualizados nesta segunda.
Uma perícia feita no local onde o fogo começou, na comunidade de Porto Novo, mostrou que o incêndio pode ter começado a partir de uma queima para renovação de pastagens, e perdeu o controle.
Os especialistas ambientais acreditam que mais de 90% dos incêndios em vegetação começam a partir da ação humana, principalmente pra limpeza de área por agricultores.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.