História: Rádio Tupi completa 85 anos de fundação

25 de Sep / 2020 às 18h44 | Variadas

Há exatos 85 anos entrava no ar a rádio mais querida e tradicional de todo o Brasil, a Super Rádio Tupi. A emissora, com trajetória pioneira e que se mistura com a história do país, comemora mais um ano de operação com tradição no entretenimento, jornalismo e esporte. 

A emissora, inaugurada em 25 de setembro de 1935, pelo jornalista Assis Chateaubriand, é uma das mais antigas rádios em operação no Brasil. A cerimônia contou com a presença do italiano Guglielmo Marconi, o inventor do rádio.

Chamada de “Cacique do ar”, a Tupi, na época instalada no bairro do Santo Cristo, na Região Central do Rio de Janeiro, participou intensamente da “Era de Ouro” do rádio brasileiro. Os mais importantes nomes da música nacional e internacional passaram pela emissora, como Dalva de Oliveira, Luiz Gonzaga, Carmem Miranda, Dorival Caymmy, Jamelão e Nat King Cole. O auditório da Tupi era tão amplo, tinha capacidade para 1.500 pessoas, que ficou conhecido como o “Maracanã dos auditórios”. Atrações de sucesso marcaram época no auditório, como “Pausa para Meditação”, com Julio Louzada, “Calouros em Desfile”, com Ary Barroso, e “Rua da Alegria”.

A dramaturgia também fez história na programação com o Radioteatro. Por lá passaram atores como Paulo Gracindo, Orlando Drummond, Cordélia Santos e Silvino Neto. Outro fato importante que marcou a história da rádio foi o concurso lançado, em 1942, pelo comunicador Almirante, onde foi escolhida a versão brasileira do “Parabéns pra você”. A música é cantada até hoje em todo o país.

A Tupi sempre contou com grandes profissionais do rádio, como os comunicadores Almirante, Collid Filho e Abelardo Barbora, o Chacrinha, e Nena Martinez. Atualmente, a emissora ainda mantém em seu casting os principais comunicadores do rádio brasileiro, como Alexandre Ferreira, Antonio Carlos, Cidinha Campos, Clóvis Monteiro, Cristiano Santos, Francisco Barbosa, Garcia Duarte, Heleno Rotay, Isabele Benito, Luiz Ribeiro, Mario Belisário, Marcus Vinícius, Pedro Augusto, Roberto Canázio, Sérgio Luis, Valéria Marques e Vivi Romanelli.

Se no entretenimento a rádio sempre foi referência, no jornalismo não é diferente. A estação é conhecida por grandes marcos no radiojornalismo, como a primeira a anunciar o fim da Segunda Guerra Mundial e a produzir uma reportagem submarina. Tal feito foi realizado na Baía de Guanabara.

O programa Patrulha da Cidade lançado em 1960 pelo jornalista Afonso Soares, também é referência no jornalismo da Tupi. Ao todo, são 60 anos de história. Nomes como Samuel Correa (Samuca), Juarez de Getirana (Gegê) e Coelho Lima já comandaram a Patrulha. Hoje a atração é apresentada por Mario Belisário.

No esporte, a Tupi sempre bateu um bolão. A emissora é conhecida por realizar grandes transmissões esportivas, como o Campeonato Brasileiro de Futebol e a Copa do Mundo. Profissionais, como Ary Barroso, Oduvaldo Cozzi, João Saldanha e Chico Anysio já passaram pela rádio.

Hoje, a emissora mantém a tradição e conta com a Seleção Brasileira do Rádio, com José Carlos Araújo (Garotinho), Washington Rodrigues (Apolinho), Odilon Jr, Evaldo José, Bruno Cantarelli, Dé Aranha, Gerson Canhotinha, Rubem Leão, Gilson Ricardo, Paulo César Caju, Ricardo Moreira (Tigrão) e Wagner Menezes.

Em 85 anos, a Tupi sempre seguiu criando, inovando e se reinventando. Do AM foi para o FM, das ondas do rádio para a internet. Do Brasil para o mundo. Coincidência ou não, no aniversário da Super Rádio Tupi também é comemorado o Dia Nacional do Rádio.

Site Rádio Tupi RJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.