O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou, neste mês de setembro, mais uma campanha de monitoramento de ruídos na obra de implantação e pavimentação do Lote 2 da BR-235/BA, entre Jeremoabo/BA e Canché/BA.
A ação é feita mensalmente pela Gestão Ambiental da rodovia, executada pela Universidade Federal de Viçosa. O objetivo é verificar os níveis sonoros gerados pelo empreendimento e evitar efeitos na saúde dos trabalhadores e comunidade lindeira.
O monitoramento de ruídos é executado com o auxílio de um medidor de nível de pressão sonora (decibelímetro). O aparelho é capaz de transformar as vibrações do som em sinais elétricos, indicando sua intensidade ou volume em decibéis. Toda a análise é realizada durante o período diurno, quando há trabalhos da construtora. Pela metodologia aplicada no empreendimento, as medições foram realizadas em pontos onde estavam ocorrendo obra próxima às aglomerações residenciais e comerciais, para verificar o nível de interferência para os moradores e transeuntes.
O cálculo final dos níveis sonoros considera os valores obtidos pelos equipamentos, as condições locais, e as referências determinadas na norma ABNT NBR 10.151, intitulada Acústica - Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas - Aplicação de uso geral.
A supervisora ambiental Jéssica Vieira destaca que "quanto mais alto o ruído, menor deve ser o tempo de contato com ele. No caso dos trabalhadores expostos a essa condição, é fundamental que o protetor auricular seja utilizado e que as determinações que regulamentam o trabalho seguro sejam seguidas". Ela ressalta ainda que o trabalho de medição de ruído e distribuição de protetores auriculares vem sendo realizado mais especificamente no cruzamento entre as BRs 110 e 235, que fica na entrada da cidade de Jeremoabo. O local é o único ponto de obra atualmente do Lote 2 da rodovia, que tem 77,6 km de extensão, sendo que cerca de 70 quilômetros já estão pavimentados e com sinalização definitiva implantada.
"Neste ponto há uma movimentação natural por causa da BR-110, o que também influencia nos valores obtidos. Para não aumentar ainda mais o incomodo aos cidadãos, existe um trabalho de recomendação à construtora, que entende nosso pedido e atua com ações para evitar transtornos, como desligar os tratores e caminhões quando não estiverem em atividade" finaliza a supervisora ambiental.
Entretanto, os transtornos são temporários e podem ser suavizados. As pessoas que se sintam incomodadas, podem entrar em contato com a Gestão Ambiental da BR-235/BA por meio dos canais de relacionamento: o e-mail [email protected], o Fale Conosco ou Chat disponível no site www.br235.com.br ou por meio de mensagem nas contas do Instagram e Facebook @br235ba.
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