Com objetivo de atuar com um menor consumo de energia no sistema de bombeamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) até os reservatórios, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE/Juazeiro está realizando um estudo hidráulico com a implantação de medidores de alta precisão para viabilizar economia em todos os setores.
De acordo com a engenheira responsável pelo abastecimento de água do SAAE, Adriana Bezerra, foram construídas caixas de inspeção na saída das adutoras da Estação de Tratamento de Água. “A finalidade é realizar medições hidráulicas no sistema de recalque da ETA e um estudo de novas intervenções eficiência, energética e levantamento de dados”, conta ela.
Ela conta ainda que essa pesquisa foi necessária, pois, durante o período de operação dos sistemas, ocorrem variações na demanda e o envelhecimento das estruturas e equipamentos instalados. “Estes fatores alteram o ponto de equilíbrio dos sistemas, resultando em despesas não previstas e que são acumuladas gradualmente”, explica a engenheira.
A pesquisa irá possibilitar a inserção de uma nova modelagem do sistema, o que sugere a redução do consumo de energia, além de esclarecer o investimento na substituição de equipamentos.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.