Ingressar no mercado de trabalho é um dos grandes desafios para a juventude. Uma forma de conquistar melhores oportunidades é por meio da qualificação profissional. E no Sertão pernambucano, o programa municipal ‘Qualifica Petrolina’ oportunizou mais de 10 mil vagas gratuitas em cursos e oficinas profissionalizantes em pouco mais de três anos.
O programa da prefeitura é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Já foram realizados cursos em diversas áreas, como: Fabricação de Doces e Geleias, Fabricação de Sorvetes, Picolés de Frutas e Paletas Mexicanas, Fabricação de Salgados, Fabricação de Panetones e Fabricação de Pães Artesanais. Além de gerar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, o ‘Qualifica Petrolina’ também incentiva o empreendedorismo e a independência financeira.
Infraestrutura
Entendendo a importância do programa para a qualificação da juventude, em 2018 a prefeitura inaugurou a Escola Social de Qualificação Profissional, para funcionar como sede do programa e, também, executar os cursos. No local também funciona um telecentro, com acesso gratuito a computadores com internet para a população, configurando-se um espaço de inclusão social e digital (Petrolina teve 4 Telecentros reativados nos últimos três anos - CEU Rio Corrente, CRAS João de Deus, CEAM, Escola Social - e um inaugurado no em Rajada). A sede da Escola Social fica na BR 407, Nº 571, bairro Cohab Massangano.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.