Produtos derivados da agricultura familiar podem passar a ser comercializados em todos os 10 municípios do Território do São Francisco.
Por meio de videoconferência, o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) reuniu secretários municipais de agricultura e médicos veterinários para discutir o projeto de ampliação de mercado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) através de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
A reunião contou com as presenças dos secretários de agricultura de Remanso, Pilão Arcado, Sento-Sé e Juazeiro e representantes de Casa Nova e Curaçá e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
"Nosso objetivo é coordenar o SIM em todos os municípios e, através de orientação do MAPA e ADAB, implantar o Serviço de Inspeção Municipal Consorciado para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Dessa forma, os produtos registrados no SIM podem ser comercializados nos 10 municípios, desde que atendam a alguns requisitos que estão na Instrução Normativa Número 29, de 23 de abril de 2020", explicou o médico veterinário do Constesf, Washington Nóbrega.
Até a paralisação das atividades em decorrência da pandemia do coronavírus, seis empreendimentos foram certificados pelo SIM com orientação do Constesf. Com a retomada das atividades, mais dois empreendimentos estão passando pelo processo de adequação para receberem o selo que garantirá mais qualidade e segurança alimentar ao produto comercializado.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.