Morador do bairro Tancredo Neves cobra testagem para a Covid-19 e melhor atendimento nas UBS's de Juazeiro. Sesau promete apurar

17 de Jul / 2020 às 18h00 | Espaço do Leitor

Morador do bairro Tancredo Neves cobra da Prefeitura Juazeiro testagem para a Covid-19. Confira

Prezado Geraldo José,

Venho através deste renomado veículo de comunicação prestar minha indignação diante do serviço prestado pela prefeitura de Juazeiro Bahia às pessoas que necessitam de testagem para comprovação de covid 19.

Minha mãe está hospitalizada desde o dia 07 de julho, por conta de diabetes. No entanto o quadro se agravou, apresentando síndrome respiratória aguda grave, precisou ser intubada na UTI e agora testou positivo para coronavírus. 

O próprio Hospital ProMatre sugeriu que as pessoas que estavam acompanhando a paciente no apartamento (como é meu caso) se encaminhassem até o postinho do seu bairro para realizar a notificação e passar por testagem. Já que a mesma necessitava de acompanhante dia e noite nos dias que permaneceu internada.

No entanto, ao chegarmos ao posto do nosso bairro, Tancredo Neves, minha esposa explicou a situação e informou que o sintoma apresentado até o momento é dor de cabeça, que não cessa há quatro dias.

O que ouvimos das funcionárias do posto foi que o fato de termos contato com uma pessoa contaminada e estarmos apresentando somente dor de cabeça não são suficientes para realizarmos o teste. Que pessoas assintomáticas não são notificadas, porque se fosse assim iriam testar todo mundo que aparece lá e "DIZ" que teve contato com alguém positivado. Ou seja, duvidando inclusive da nossa palavra, em tom de ironia. Como se fóssemos capazes de mentir a respeito de uma pessoa da família que está em estado grave.

Muito triste ter que passar por um momento tão delicado, onde minha mãe se encontra entubada na UTI e ainda ter que passar por um constrangimento desse.

Uma pena confirmar o que a maioria da população já sabe, que não está sendo realizada uma testagem adequada em nossa cidade. Tendo em vista que, pelo menos as pessoas que tiveram contato com pessoas contaminadas precisam de um diagnóstico. Até porque, mesmo quem apresenta sintomas leves, como eu que estou com dor de cabeça há quatro dias, pode contaminar outras pessoas e precisa dessa confirmação para se afastar do trabalho, manter o isolamento e não colocar a vida de outras pessoas em risco, inclusive, do restante dos familiares que se encontram na mesma residência. 

Que Deus nos abençoe.

James da Silva Magalhães

NOTA DA SESAU

A Secretaria de Saúde informa que este não é o protocolo a ser adotado. Os profissionais estão orientados a notificar todo e qualquer sintoma gripal envolvendo tosse, coriza, febre, dor de cabeça. O morador que apresentar qualquer um destes sintomas precisa sim ser notificado. A SESAU informa que vai apurar esta situação ocorrida na UBS do bairro Tancredo Neves.

Imagem Ilustrativa da Internet

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.