O jornalista Ney Vital foi selecionado para participar do Curso Jornalismo Local Sustentável de Qualidade, promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. O curso online Jornalismo Local Sustentável, é destinado a profissionais que trabalhem em meios de comunicação de abrangência local ou que tenham projetos para empreender nesse setor. O curso tem duração de dois meses.
Entre os professores, Marcelo Beraba, formado em Jornalismo pela UFRJ e pós-graduado em Docência do Ensino Superior. Ministrou oficinas de investigação jornalística nos programas de treinamento da Folha e do Estadão, no programa Jornalismo de Periferias, da Abraji, e nas pós-graduação de Jornalismo Investigativo da FGV/Rio e ESPM/Rio. Deixou a direção do Grupo Estado, quando completou 48 anos de exercício do jornalismo nas grandes Redações do Brasil no Rio, S. Paulo e Brasília.
Marcelo Beraba rabalhou em O Globo, Jornal do Brasil, TV Globo e Folha de S. Paulo, onde exerceu, entre outras, a função de Ombudsman. É um dos fundadores e foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Recebeu, em 2005, em Washington, o Prêmio Excelência em Jornalismo do ICFJ (International Center for Journalism).
O conteúdo será desenvolvido em quatro módulos: Jornalismo local de qualidade; Territórios e comunidades; Ferramentas digitais para jornalistas; e Jornalismo economicamente sustentável. Nesses módulos, os participantes serão conduzidos por uma equipe de professores experientes para revisar os fundamentos do jornalismo; explorar novas linguagens; dominar técnicas para analisar redes sociais e fazer gestão de comunidades de leitores; conhecer ferramentas digitais que darão produtividade ao trabalho jornalístico; entender como funciona uma empresa de mídia e seus modelos de negócios; e aprender a usar técnicas e ferramentas para medição de audiência.
Para o presidente da Abraji, Marcelo Träsel, "a existência de veículos de imprensa saudáveis nos municípios é fundamental para a democracia, porque é nos municípios que a cidadania acontece todos os dias. Pesquisas mostram que nas cidades onde há jornalismo independente, há menos casos de mau uso do dinheiro público. Além disso, o contato com o jornal, emissora ou website local é uma forma do cidadão conhecer na prática o trabalho dos jornalistas, o que pode contribuir para aumentar a credibilidade na imprensa como um todo."
"O apoio a projetos que fortaleçam o jornalismo local é parte essencial do trabalho realizado pelo Facebook Journalism Project. Desde sua primeira edição, além de ser um recurso para jornalistas, o curso se tornou um espaço para a criação de uma comunidade de troca de idéias e soluções sobre os desafios que a imprensa enfrenta na atualidade. Junto com o Acelerador de Notícias Locais, em que participam veículos de comunicação de diferentes regiões do país, essa iniciativa é parte importante do nosso apoio à imprensa brasileira," afirma a gerente de desenvolvimento de parcerias estratégicas de notícias do Facebook para a América Latina, Dulce Ramos.
"Já faz três anos que trabalho na redeGn, uma empresa consolidada há 10 anos e por isto tenho sempre em mente a busca de qualificar meu trabalho para contribuir sempre mais com o resultado positivo de toda equipe, o jornalismo cidadão, afinal temos a missão servir informações autênticas e seguras e comprometidas com o jornalismo onde estabelecemos conexões humanas, binformações autênticas e de qualidade e se expressar de maneira livre e segura. Metade da minha é trabalhando com o jornalismo".
A Abraji é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha em defesa da liberdade de expressão e de imprensa, do acesso a informações públicas e na capacitação de jornalistas. Sua missão é elevar a qualidade do jornalismo brasileiro como forma de contribuir para a consolidação da democracia no país.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.