O pré-candidato a prefeito no município de Sobradinho-Ba, Tiziu, reuniu diversos convidados para discutir a temática da saúde pública, em live realizada na noite do último sábado (04).
Entre estes, estavam deputado federal, representantes da sociedade civil organizada e profissionais da saúde. A iniciativa de discutir o assunto faz parte do Plano de Gestão Participativo – PGP – e serve para orientar o programa de governo, agregando propostas em temas prioritários para a população nas diversas áreas de gestão municipal.
O primeiro participante, o deputado federal, Jorge Sola (PT-BA), iniciou sua fala ressaltando que, infelizmente a pandemia por Covid-19 já tem sido a principal causa de mortes no Brasil e que a saúde pública não tem sido uma prioridade na gestão do atual governo federal. “Já totalizamos mais de 63 mil mortes por Covid-19, ultrapassando os óbitos por acidentes de trânsito e cardiovasculares”, afirmou. Em seguida, defendeu a importância de maior investimento nos serviços de atenção básica na perspectiva de promoção da saúde e prevenção de doenças. “Promover a saúde é também prevenir doenças. Isso não se faz no hospital, é sim na atenção básica. Essas ações englobam o diagnóstico precoce, o trabalho dos agentes de saúde, a identificação de hipertensos e diabéticos, acompanhamento de gestantes e crianças até um ano de idade. A atenção básica é o espaço para vigilância e saúde”. Sola, ainda apontou a “atenção básica articulada com outras políticas sociais: a educação básica e assistência social” como uma estratégia para impulsionar a saúde.
A sociedade civil esteve representada por Almice Amando, do conselho municipal de saúdede Sobradinho que explicou a função dos conselhos. “Os conselhos municipais de saúde são colegiados deliberativos de caráter permanente e tem a função de formular estratégias e fiscalizar e execução da política pública de saúde, inclusive no aspecto financeiro”. Além disso, a conselheira apresentou um pouco do trabalho neste período crítico de pandemia como a cobrança a gestão do município para a realização de testes rápidos a cada 15 dias nos profissionais de saúde e reforço de medidas de isolamento social. Para finalizar, ela ainda reforçou a importância da união das demandas da sociedade e das ações do poder público, na valorização dos conselhos municipais. “É preciso que o poder público garanta esses meios de participação popular, para que a gente chegue à saúde que desejamos e atenda de fato a necessidades reais da população”, afirmou Almice.
A agente comunitária de saúde e também representante do sindicato da categoria, Maria José, popularmente conhecida como Mazé, trouxe em sua fala a problemática do saneamento básico, bem como a participação do povo no processo de valorização do SUS - Sistema Único de Saúde. “Infelizmente temos lagoa de decantação a céu aberto, a prefeitura está pagando multa, mas não apresenta uma política de saúde. Muitas pessoas reclamam do SUS, mas não sabem o que ele realmente oferece. As pessoas precisam conhecer para poder reivindicar dos governos”, disse Mazé.
O terapeuta naturalista, Diacísio Ribeiro, abordou as Práticas Integrativas Complementares de Saúde (Pics) lembrando que estas foram reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde e acrescentadas como serviços disponibilizados pelo SUS e que muito contribuem com a população em geral. “Uma boa política de saúde seria aquela capaz de promover espaços para a valorização das práticas populares de cuidado da saúde, mas também de estabelecer o debate sobre o saber popular e científico”, afirmou.
A reunião virtual foi concluída com a fala de Tiziu que se mostrou aberto as sugestões dos participantes afirmando sua proposta deum governo transparente, participativo preocupado com a população e disse considerar as contribuições dos participantes em seu plano de governo. O pré- candidato também mostrou-se solidário as vitimas de Covid 19 no município de Sobradinho, que já se aproxima dos 200 casos notificados da doença. As reuniões estão acontecendo de modo virtual, como medida de segurança obedecendo aos protocolos de saúde do distanciamento social como forma de prevenção. “Gostaria de estar olhando no olho cada um, dando um caloroso abraço, mas saibam que ainda assim estamos juntos, reunindo as propostas de cada um de vocês para construir o futuro de nossa Sobradinho”, concluiu Tiziu.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.