Se por um lado as chuvas ajudam agricultores familiares com suas lavouras enchendo barragens e barreiros, por outro, o excesso delas na região traz prejuízos.
Dos mais de trinta bueiros e passagens molhadas construídos por esta gestão municipal no interior de Lagoa Grande, PE, para beneficiar as comunidades de Cristália, Morro do Mel, Lagoa das Baraúnas, Pocinhos, Lagoa das Caraíbas, entre outras, oito delas se romperam com a força da natureza.
Cinco delas ficam na estrada que liga Cristália a Jutaí, divisa do município com Petrolina. No ano passado dos 3.800 Km de estradas, 80% foram recuperadas com cascalhamentos e o trabalho continua para atingir os 100%. Já as reconstruções dos bueiros dependem da estabilidade do tempo.
Para Reginaldo Alencar, em alguns lugares a força da água foi tão grande que a perda do material foi quase total.
"A preocupação do prefeito com os agricultores é muito grande e pediu celeridade nas reconstruções. Em muitos lugares tivemos prejuízos também com rompimento de estradas devido ao volume pluviométrico das chuvas. Já recuperamos 80% as estradas vicinais e carroçáis através do Programa Caminho Livre e, agora estamos providenciando o reparo em todas as passagens molhadas. Já tivemos com equipe nos locais, fizemos o georeferenciamento e as obras já estão no cronograma para atender as demandas dos produtores", acrescentou o secretário da Agricultura do município.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.