Moradores do Angico que trabalham no canteiro de obras da Andrade Gutierrez são testados para Covid-19.
A Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes vem a público esclarecer inverdades divulgadas pelo presidente da Câmara de Vereadores do município, em uma matéria publicada na última quarta-feira (03), pelo site redeGN.
O referido texto diz que a população estaria desassistida pela gestão de Saúde campoalegrense durante a pandemia, aproveitando dos últimos fatos ocorridos no povoado do Angico, com os trabalhadores da Andrade Gutierrez.
Vamos aos fatos citados na nota:
No dia 27 de maio, a Vigilância Sanitária foi informada de que havia chegado ao município, pessoas contaminadas com a Covid-19, provenientes dos canteiros de obras da empresa Andrade Gutierrez, localizados em Nova Holanda (Pilão Arcado) e Buritirama, que se hospedaram em pousadas e em uma residência alugada pela empresa.
Imediatamente a equipe da Vigilância Sanitária de Campo Alegre de Lourdes se dirigiu para os locais para realizar a triagem, os testes e identificar funcionários que estavam contaminados.
Todo o suporte foi prestado por parte da equipe de Saúde a esses funcionários, desde a chegada ao município até o momento de saída, quando seriam transferidos para Barreiras, mas acabaram indo para o canteiro de obras da Andrade Gutierrez no povoado do Angico, o que causou manifestações por parte da população local.
Cabe esclarecer também que o município de Campo Alegre de Lourdes, preocupado com a proliferação da Covid-19 no município e consequentemente com a saúde dos trabalhadores, baixou decreto municipal nº 22/2020, suspendendo as atividades dos comércios e indústrias no município, porém, a empresa Equatorial/Andrade Gutierrez conseguiu judicialmente retomar as atividades, sob a alegação de que tratava-se de serviço essencial.
Em sua nota, o presidente da Câmara se contradiz quando fala que “desmente” a versão de que os moradores do Angico foram acusados de tentativa de agressão aos funcionários da Andrade, todavia em seguida, reafirma que essa foi uma “reação compreensível” por parte da população. Mais um exemplo claro, de que o interesse desse senhor é apenas o de propagar desinformação, utilizando da população para causar atritos.
Reiteramos que a nossa equipe de Saúde sempre esteve diligente prestando todo o apoio necessário ao Angico. Inclusive, após a saída dos funcionários contaminados da Andrade Gutierrez do canteiro de obras no Angico, fomos até o povoado no dia 29 de maio para realizar a testagem dos moradores que trabalham no local. Todos os resultados dos testes deram negativo.
Outra mentira divulgada pelo presidente da Câmara é de que a Prefeitura teria colocado uma tenda ao lado do Hospital Municipal para atender pacientes com Covid-19. Em nenhum momento isso ocorreu, o que comprova que este senhor desconhece a real situação de Campo Alegre de Lourdes, além de não residir no município.
A Administração Municipal reestruturou um posto de saúde exclusivamente para atendimento de pacientes suspeitos/confirmados para Covid-19, com 04 leitos disponíveis para internação e 01 sala de estabilização (equipada com carrinho de emergência, monitor, desfibrilador, ventilador mecânico, ar comprimido, ar –oxigênio).
Para o funcionamento da Unidade foram disponibilizados pela Prefeitura 19 funcionários, entre eles, 05 médicos, 05 enfermeiros, 05 técnicos de enfermagem, 02 vigias e 02 auxiliares de limpeza.
Outras ações também foram implementadas pela Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes, no sentido de evitar a propagação do vírus, tais como:
Realização de visita de fiscais sanitários para orientações nos comércios, instituições bancárias e estabelecimentos, em geral, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual, implantação de Barreiras Sanitárias nos principais pontos de entrada da cidade, monitoramento e suporte dos profissionais da saúde aos pacientes positivos e seus familiares, etc.
A Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes pede que a população esteja atenta às fake news, e que não acreditem em pessoas que propagam inverdades para semear discórdia. Estamos cumprindo o nosso papel enquanto Poder Executivo, para que os estragos dessa pandemia sejam minimizados e, acima de tudo, vidas campoalegrenses sejam preservadas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.