Propor ideias inovadoras que possam contribuir para superar os desafios postos para a sociedade a partir da pandemia de Covid-19. Este é o intuito do Startup Way Federais Club, uma maratona de inovação e empreendedorismo que acontecerá online no período de 10 de junho a 2 de julho, reunindo estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e das outras cinco instituições federais de ensino presentes no estado de Pernambuco.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas individualmente até amanhã (3) ou em equipe até dia 9 de junho. O Startup Way Federais Club é realizado pelas Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Agreste de Pernambuco (Ufape) e pelos Institutos Federais de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF-Sertão), além da Univasf, em parceria com o Sebrae-PE e o Sebraelab.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário online no site do evento, onde também está disponível o regulamento.
Poderão participar do Startup Way equipes com 4 a 6 integrantes. Mas estudantes que ainda não formaram suas equipes podem se inscrever individualmente, apenas até amanhã (3), e formar seu time por meio do chat no Telegram. Os participantes terão que escolher um problema dentre as opções que serão dadas e criar maneiras de solucioná-lo. Os cinco melhores trabalhos apresentarão a proposta para uma banca de avaliadores.
A programação será formada por sessões de mentorias, palestras e avaliações para a seleção das melhores soluções desenvolvidas. A programação completa será divulgada somente no canal de comunicação oficial dentro da plataforma Telegram. Em todas as etapas, a Comissão Organizadora se comunicará com os participantes inscritos através do e-mail [email protected] e dos grupos no Telegram para interação e para comunicação oficial.
A diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf, professora Vivianni Marques, diz que durante o evento os participantes vivenciarão, na prática, a elaboração de um modelo de negócios. “Os participantes terão a orientação de mentores e aprenderão como elaborar um modelo de negócios para sua ideia e assim avaliar se ela é viável ou não, bem como aprender como apresentar a ideia no formato de um pitch, além de aumentar sua rede profissional”, afirma.
A melhor equipe também poderá participar do processo de incubação ou ganhará pontuação diferenciada, de acordo com o edital das incubadoras das instituições federais. E todas as equipes que concluírem as entregas receberão certificado de 30 horas, referente à participação de toda a trilha do Startup Way Federais Club. “Os alunos da Univasf que tiverem melhores resultados ainda terão apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), em particular, por meio da nossa incubadora Intecvasf”, anuncia Vivianni.
Ela reforça a importância da participação dos estudantes da Univasf no evento. “Não percam essa chance de participar, aprender e contribuir com sua ideia inovadora para minimizar as dificuldades nesse novo normal que estamos vivenciando”, conclui a professora.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.