Senhor do Bonfim: Nota das Associações Culturais dos Espadeiros sobre a Covid-19

02 de Jun / 2020 às 15h43 | Variadas

Nota da Associação Cultural dos Espadeiros Bonfinenses em parceria com a Associação Cultural dos Espadeiros de Governador Mangabeira sobre a Covid-19.

Confira.

Considerando:
– As orientações da OMS;
– A evolução do quadro nacional;
– A publicação de Decretos estaduais e municipais, dentre outras diretrizes orientadoras.

Como amplamente sabido, a cidade de Senhor do Bonfim, dentre outras, anunciou o cancelamento dos festejos juninos deste ano, que aconteceriam em meados de Junho. A medida foi adotada diante da recomendação de se evitar aglomeração de pessoas por conta da pandemia do coronavírus que assola nosso país e o mundo.

Assim, no tocante a Guerra de Espadas, a Diretoria da Associação Cultural dos Espadeiros Bonfinenses (ACESB), em parceria com a Diretoria da Associação Cultural dos Espadeiros de Governador Mangabeira (ACEGOM), vem a público informar que apoia essa tomada de decisão dos respectivos municípios de Senhor do Bonfim e de Governador Mangabeira e recomenda, não só aos associados, mas também ao grande público amante da Guerra de Espadas que evitem aglomeração de espadeiros, não apenas por conta da proibição legal, mas também por conta da pandemia. Evitemos maiores aglomerações, evitando assim que a doença aumente a taxa de contágio.

Sabemos que a paixão por nossa cultura e tradição é grande, contudo, reforçamos o respeito às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e demais autoridades sanitárias federais, estaduais e municipais, considerando o risco de transmissão do vírus e o acometimento da Síndrome Respiratória Aguda em nossa população. A prioridade deve ser a manutenção do isolamento social, como forma de evitar a propagação do coronavírus e proteger o maior número possível de pessoas da Covid-19.

Nós, que somos representantes de algumas das maiores manifestações culturais do Nordeste, entendemos que, por maior que seja o prejuízo econômico e cultural, o mais importante no momento é a saúde e, principalmente, a vida das pessoas.

A ACESB segue trabalhando afim de regularizar nosso amado artefato e descriminalizar nossa tradição.

Darlan Valverde dos Santos
Presidente – Acesb

Aldo Dias Cunha Brandão
Presidente Acegom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.