A 10ª Semana do Bebê de Juazeiro foi aberta nesta segunda-feira (11) em cerimônia virtual realizada através das redes sociais da Prefeitura Municipal, em decorrência das medidas restritivas de combate à pandemia do novo coronavírus. O evento que este ano acontece até o dia 15 de mio, aborda a questão do combate e enfrentamento à COVID-19 e atraiu durante sua primeira exibição mais de 400 visualizadores.
O tema: ‘Famílias na convivência do distanciamento social e prevenção da COVID-19’ será trabalhado de forma intersetorial com representantes das Secretarias de: Saúde (SESAU), Educação e Juventude (SEDUC) e a de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).
Apesar de ter as atividades adaptadas este ano, a Semana do Bebê segue com o objetivo de garantir e fortalecer o desenvolvimento infantil como prioridade do município. Para a assessora de Gestão da Educação infantil da SEDUC, Miranery Amorim, “felizmente o ser humano tem uma capacidade impressionante de se adaptar à nova circunstância, por isso nos reinventamos e este anos iremos trabalhar durante toda a semana de forma virtual”, destacou .
De acordo com ela, a circunstância diferente não impede que a temática seja abordada. “Hoje temos um contexto bem diferente, sem interação, mas nada impede de trabalhar o espaço virtual como ambiente colaborativo e educativo. O ano inteiro temos práticas integrativas trabalhando a criança como um todo, mas a Semana do Bebê é para nós um marco. Trabalhamos com vários profissionais, levamos ações para as EMEIS e este ano a atuação será atípica porém com a mesma finalidade”, destacou assessora.
A Semana do Bebê o é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, em parceria com a Prefeitura e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. “Importante destacar também que continuamos com nossas atividades mesmo que de maneira diferente. Nossas equipes não pararam diante da pandemia, mas apenas tiveram que adaptar sua rotina. A Semana do Bebê também vem nesse contexto de esclarecer que o cuidado da gestão continua. Intensificamos o atendimento por telefone para que o vínculo com as famílias não seja fragilizado e até mesmo saia mais fortalecido dessa situação que estamos vivenciando”, afirmou a Diretora de Proteção Social Básica Rosângela Mesquita.
Entre as atividades que serão desenvolvidas ao longo da semana, estão: um ‘mamaço’ virtual, lives com profissionais de saúde, educação e assistência social sobre a temática, produção de vídeos educativos, entre outros.
“Termos dado andamento à Semana do Bebê mesmo que de forma virtual, demonstra a importância que este evento tem para o município. Não poderíamos deixar essa discussão fora do contexto que estamos vivenciando. Falar sobre o que as mães precisam saber, como está sendo dentro de casa, como as crianças estão passando por este momento de distanciamento social, porque tudo isso envolve emoção, saúde mental e fragilidades das famílias. Nós enquanto prefeitura estamos aqui para levar esse tema tão importante para dentro dos lares juazeirenses”, pontuou a superintendente de Gestão de Pessoas, Lorena Pesqueira.
A live de abertura da Semana do Bebê continua disponível nas redes sociais da prefeitura e pode ser acessada através do link: https://www.facebook.com/prefeiturajua/videos/571301950435805
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.