Domingo 10 de maio de 2020. Dia das mães dos mais atípicos da história do Brasil. A reportagem da redeGN flagrou ruas quase desertas e o comércio fechado em Juazeiro e Petrolina. O Dia das Mães deste domingo tem um lugar único no álbum de memórias de muitas famílias. O motivo é o distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Com isso, filhas, filhos e mães vão viver a data, que homenageia as matriarcas Brasil afora, Juazeiro e Petrolina, de um modo como jamais foi imaginado.
Depois das festas de confraternização do fim do ano, o Dia das Mães é, sem dúvida, a melhor data para o setor de vendas e alimentação fora do lar. Todos os anos os restaurantes desenvolvem uma grande logística para aumentar as vendas: promoções, cardápios atrativos e até contratação de mão de obra extra são necessários em alguns casos. Tudo isso para atender a demanda exponencial da época.
Este ano, porém, um segundo domingo de maio diferente, para ficar na história como forma de reflexão, desde que foi decretada a necessidade de quarentena, o isolamento social. A comentarista de economia Flávia Oliveira, da GloboNews, se emocionou ao falar sobre o Dia das Mães durante participação ao vivo no Estúdio, após comentar sobre a queda nas vendas na data festiva por conta do coronavírus.
No início desta semana, os empresários já se mostravam desanimados com o cenário de vendas durante a pandemia do novo coronavírus. Isso porque a data festiva dia 10 de maio e os decretos de Juazeiro e Petrolina não previam a reabertura dos comércios. A data do Dia das Mães sempre considerada ótima para alavancar vendas, este ano, diante da necessidade de se manter o isolamento social para frear a disseminação do vírus, e, por isso, o cenário para o setor se torna cada vez mais incerto.
Em Petrolina todo o seguimento que trabalha, de acordo com o diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, Valdivo Carvalho, com idéias e produtos para atender o Dia das Mães está fechado.
Valdivo cita outro fator desfavorável é o quanto as pessoas estão com medo de assumir compromisso por causa do desemprego e as próprias mães preocupadas em se proteger. "Presente hoje não é prioridade, mesmo sendo tradição e merecimento".
Para o comércio de rua é uma data fraquíssima. Não vai ter aquela compra de impulso, do momento, de última hora.
O setor de shopping centers sofre o impacto do isolamento social. Em todo o país, o faturamento é de R$ 190 bilhões por ano e a expectativa diante da crise causada pelo coronavírus é de que esses negócios percam até R$ 60 bilhões em receita, segundo dados levantados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Semana passada em contato com a reportagem da redeGN, segundo dados da CDL Juazeiro, "a realidade aproximada do comércio em um mês de paralisação: deixou de girar no comércio cerca de R$ 16.500.000.
O diretor presidente d CDL, Murilo Mattos, avaliou que "Infelizmente, não teremos nada a comemorar nas vendas desse período do Dia das Mães".
De acordo com Murilo é um momento sombrio para o comércio com as portas fechadas. "Sabemos que o Dia das Mães é considerada a segunda data mais importante do varejo, perdendo apenas para o Natal. Em 2020, essa data tão especial deverá sofrer um forte impacto por conta da pandemia da Covid-19. Por conta do comércio fechado em Juazeiro, as vendas do setor varejista, para o período, devem cair em torno de 45% em relação a 2019".
A avaliação é que as quedas mais relevantes devem ser das atividades que tiveram que manter suas portas fechadas devido ao decreto de quarentena. Algumas empresas terão prejuízos ainda maiores: lojas de móveis e decoração devem ter uma retração de 90%. Na sequência, vem o comércio de eletroeletrônicos com expectativa de recuo de 75% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a retração esperada para o varejo de vestuário, tecidos e calçados é de 65%.
"Algumas empresas do varejo estão usando a criatividade para vendas, aproveitando a internet para reduzir suas perdas. Outras, especialmente do setor alimentício, trabalham com o sistema Delivery para sustentar parte de suas vendas, ainda que haja retração no resultado final importante", finalizou Murilo.
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