Com a abertura nesta semana da unidade Covid-19, exclusiva para tratamento da doença, no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, funcionários dessa ala receberam treinamento e instruções específicas para a atuação profissional dentro do ambiente hospitalar de cuidados com os enfermos infectados pelo novo coronavírus.
Apesar da maioria desses profissionais contratados para atuar na ala Covid-19, ter vivência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e conhecer seu funcionamento, a equipe especializada de Enfermagem do HRCC realizou treinamento sobre uso de equipamentos e repassou orientações de fluxo interno de assistência ao paciente.
Outras orientações técnicas específicas também foram repassadas como a utilização da cápsula para transportar pacientes Covid-19, que protege o colaborador de aerossóis gerados. Para a equipe de técnicos de enfermagem foi orientado o funcionamento da bomba de infusão utilizada para drogas vasoativo, administração de medicações e uso contínuo como as sedações.
Instrutores do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), do HRCC, repassaram orientações sobre higienização das mãos, retirada de adornos, utilização de avental descartável, roupa privativa, óculos de segurança, protetor facial, luva de procedimento, máscara PFF2/N95 e respirador facial com filtro químico.
Como parte do treinamento teórico-prático, também foram abordados: distância segura, cuidados com a retirada de vestimenta, máscara cirúrgica, colocação de retirada de equipamentos de proteção individual – EPIs (paramentação e desparamentação) e manual preventivo de propagação.
De acordo com Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, a unidade Covid-19 do hospital, segue um planejamento já adotado pela administração, com treinamentos que capacitam profissionais. “Sempre esteve em nossa rotina, a aplicação de treinamentos. Nós buscamos qualificar e melhorar os serviços em saúde para os pacientes, também, em especial, devemos resguardar a saúde dos nossos colaboradores”, avaliou.
Funcionários do HRCC também avaliaram de forma positiva a abertura da unidade Covid-19, sua estrutura e seus cuidados para prevenção, como o túnel de desinfecção. Para Iza Reis, auxiliar administrativa, a iniciativa é essencial e eficaz para conter a disseminação do vírus, em um momento como este. “Nosso agradecimento ao governo do Estado, assim como a direção do Hospital Regional Costa do Cacau por estarem juntos e trabalhando alinhados visando nossa prevenção e de todos os pacientes Temos o Costa do Cacau como exemplo, essa iniciativa é aplausível”, disse.
O enfermeiro Ronaldo Pereira sinaliza que com a chegada do novo coronavírus o cenário em todos os estados e municípios mudou. “Essa nova estrutura dentro do HRCC foi uma resposta eficiente frente ao problema que enfrentamos, os investimentos vieram para agregar aos cuidados que ofertamos aos usuários do SUS. Nosso agradecimento ao governador Rui Costa e toda direção do IBDAH que faz a gestão daqui do Hospital Costa do Cacau”.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.