A Secretaria da Saúde através da Vigilância em Saúde está implantando em Juazeiro um ponto de coleta com teste rápido para pacientes notificados para a COVID 19.
O local escolhido fica na Escola Municipal Judite Leal Costa, bairro Maria Gorete. O objetivo da ação é realizar o testagem em pacientes que estejam há pelo menos 10 dias com sinais ou sintomas gripais, notificados nos postos de saúde da cidade ou pelo Call Center através do WhatsApp (74) 99819-3089.
O ponto de coleta irá funcionar de segunda a sexta-feira, exceto feriados das 8h às 12h e das 14h às 17h. “Esta é mais uma medida adota pela gestão municipal para prevenirmos a nossa população. Como o Ministério da Saúde está classificando qualquer síndrome gripal como caso suspeito do novo coronavírus, as nossas equipes estão atentas a estas necessidades e notificando os casos. Lembramos mais uma vez que para uma efetividade no resultado do teste rápido, o paciente precisa estar no 10º dia de sintoma gripal para fazer o teste”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta.
Em Juazeiro as notificações dos casos suspeitos podem ser feitos nos postos de saúde, quando o paciente apresenta um quadro leve de gripe, febre, tosse, coriza, ou outro sintoma gripal. Em casos onde ocorra a falta de ar, este deve ser direcionado imediatamente a uma rede especializada para o atendimento e notificação pela própria unidade de atendimento, seja na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), referência na cidade.
A SESAU ressalta ainda que somente pacientes notificados serão testados no posto de coleta. “Pontuo ainda que também vamos fazer notificações através do Call Center, ou seja, as pessoas que apresentem algum sinal ou sintoma gripal devem comunicar em nossa rede de assistência online, através do WhatsApp que também funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial e dias úteis, para relatar os sinais. A partir do décimo dia do primeiro sintoma, entramos em contato com o paciente para fazer a coleta. Reforço mais uma vez que o isolamento social é a medida mais eficaz para combatermos a propagação desse vírus, e é importante que as pessoas permaneçam em suas casas, reforcem a higienização das mãos e, se precisar sair, use máscara”, destacou Tatiane Malta.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.