Piloto faz homenagem a profissionais de saúde antes de voo para Manaus
Durante um voo com destino a Manaus, no Amazonas, um piloto da companhia aérea Gol homenageou os profissionais de saúde que estavam presentes na aeronave.
O comandante utilizou o sistema de som do avião para chamar nominalmente ao menos 15 passageiros, convidando-os a ficarem de pé.
Ele explicou que aquelas pessoas que se levantaram iriam ajudar a combater a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, na capital amazonense e pediu que os viajantes saudassem os profissionais de saúde com uma salva de palmas.
Um vídeo do momento foi gravado e viralizou nas redes sociais, sendo compartilhado em diversos perfis no Instagram, Twitter e Facebook. Em uma dessas contas tinham mais de 120 mil visualizações.
"Todas as pessoas que ficaram de pé são profissionais da saúde. Neste momento, cada um deles está deixando suas famílias em casa, mudando de cidade e embarcando em uma missão honrosa. Eles estão viajando com destino a Manaus para trabalhar nos hospitais e para ajudar o Brasil a superar a pandemia do coronavírus", explicou o comandante da aeronave.
"Todos vocês são heróis anônimos que trocaram capas por jalecos e, assim como nos filmes, merecem os créditos por tanta dedicação e, por isso, pedimos uma grande salva de palmas", completou o comandante.
Conforme o jornal amazonense A Crítica, que tentou entrar em contato com a Gol, a companhia aérea ainda não informou se a homenagem foi previamente organizada ou partiu de uma atitude espontânea da tripulação.
Cientistas holandeses criam anticorpo que destrói o coronavírus
Cientistas da Universidade de Utrecht, na Holanda, criaram um anticorpo monoclonal que pode derrotar o novo coronavírus. De acordo com o estudo publicado nesta segunda-feira, 4, na revista científica Nature Communications, o anticorpo experimental 47D11 foi capaz de neutralizar a proteína spike em testes em laboratório.
“Essa descoberta fornece uma base sólida para pesquisas adicionais para caracterizar esse anticorpo e iniciar o desenvolvimento como um potencial tratamento com COVID-19”, disse Frank Grosveld, PhD. co-autor principal do estudo, professor da Academia de Biologia Celular, Centro Médico Erasmus, Roterdã e diretor científico fundador da Harbor BioMed. “O anticorpo usado neste trabalho é ‘totalmente humano’, permitindo que o desenvolvimento prossiga mais rapidamente e reduzindo o potencial de efeitos colaterais relacionados ao sistema imunológico”, completa Grosveld.
Mais pesquisas são necessárias para verificar com qual precisão o anticorpo derrota o vírus, diz o professor e coordenador do estudo, Berend-Jan Bosch, da Universidade de Utrecht.
A solidariedade se multiplica durante a pandemia de Covid-19
Neste momento de combate ao novo coronavírus, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia. Muitos voluntários têm se mobilizado para ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade social, idosos —mais suscetíveis a complicações da Covid-19 — e quem precisa de apoio psicológico.
Distribuição de alimentos, doação de produtos de higiene pessoal e consultas gratuitas são algumas das ações solidárias que se espalham pelo país. São cidadãos e instituições se unindo para enfrentar e superar uma das maiores crises de saúde pública do mundo.
Foi exatamente com esse sentimento de identificação que Talal Al-tinawi, engenheiro mecânico que atualmente vende comida síria, resolveu distribuir 300 marmitas para idosos da capital paulista. A ideia é oferecer uma opção para que os mais velhos continuem em casa, sem correr risco e contaminação pelo coronavírus.
Em 2013, no ápice da guerra civil na Síria, Al-tinawi buscou refúgio no Brasil. “Meu país já passou por quarentena e sei como é difícil. Além disso, os brasileiros me ajudaram muito para que eu me adaptasse ao país, então acho que essa minha atitude é uma forma de contribuir e agradecer ao povo que me ajudou”, conta.
Fonte: Tiago Varella, da Agência Einstein
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.