As chuvas, principalmente as ocorridas no estado de Minas Gerais, em janeiro deste ano, continuam refletindo no Rio São Francisco e possibilitaram um aumento significativo do volume útil da barragem de Sobradinho, Bahia, após oito anos de escassez hídrica.
Nesta sexta-feira 01 de maio, a defluência (água que sai) de Sobradinho continuará em 1.600 m³/s e com uma vazão afluente (água que entra) de 2.700 m³/s.
No momento a capacidade de volume útil da barragem de Sobradinho é de 93,34%. A expectativa é quanto a necessidade de abrir as comportas da barragem, numa operação que tem como objetivo evitar que o limite de armazenamento da represa seja atingido.
A Chesf em nota diz "que não há previsão de vertimento no reservatório e tem adotado, em todos seus reservatórios, os procedimentos definidos para operação durante o período chuvoso, conforme a elevação dos níveis".
"A situação é de normalidade e bastante favorável com relação ao armazenamento de água em Sobradinho, que possibilitará o atendimento aos usos múltiplos, durante o próximo período seco, motivo de comemoração por parte de todos os usuários do Velho Chico", afirma a nota da Chesf.
Uma fonte ouvida pela reportagem da redeGn, avalia que (talvez) não seja preciso abrir as comportas. "A capacidade de geração de energia é grande e vinha sendo operada só 30% e vai voltar a turbinar 100% e gerar energia para o sudeste que as barragens estão secas e assim ao invés de abrir as comportas, opera na capacidade total que tem o mesmo efeito e gera energia".
Opará, na linguagem indígena, Rio que é Mar, nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e chega à sua foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, percorrendo cerca de 2.800km. O curso d'água passa por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
O São Francisco é o rio 100% nacional com maior extensão. A bacia possui 503 municípios e engloba parte do Semiárido, que corresponde a aproximadamente 58% desta região hidrográfica, que está dividida em quatro unidades: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.