1 – Doação de máscaras é uma ação que mobiliza grupos e pessoas em todo o Brasil
Policiais civis de Petrolina se cotizaram e fizeram doação de máscaras e EPI’s para feirantes da cidade. Na manhã do último domingo (26), policiais vinculados à 26ª DESEC, sensibilizados com a situação de carência de EPI's entre os feirantes da cidade entregaram cerca de 200 máscaras de tecido, além de luvas e orientações de como lavar as máscaras para a reutilização. Em Curaçá a prefeitura municipal está distribuindo máscaras em filas de lotéricas e outros pontos de concentração de pessoas. As máscaras estão sendo confeccionadas por costureiras locais,que reforçam sua renda familiar.
Em São Paulo, ao levar a mãe a um posto de saúde, Antonio Lafaiete Papaiano sentiu o quanto as máscaras que usavam faziam falta e resolveu, junto com a esposa, Andrea Cristina Sampaio, produzir máscaras de tecido em casa. "Ela tinha uma noção de costura e eu não sabia nada. Então, fomos atrás de aprender e nos informar", relembra Antonio. No primeiro dia, eles distribuíram na rua 150 máscaras de TNT. Depois da doação feita a um hospital, o casal se deparou com outra demanda - protetores faciais de acetato. E passaram a produzi-los em casa também. Até agora, com uma única máquina de costura, eles já fizeram e doaram mais de 500 máscaras e cerca de 200 protetores”.
2 – Campanhas em prol de músicos mobilizam pessoas e entidades
Foi iniciada em Juazeiro (BA) uma campanha que busca arrecadar alimentos para músicos durante a pandemia do coronavírus. O músico Marcelo Vidal, um dos idealizadores da campanha “Há profissionais que têm na produção musical a única fonte de renda e que já estão encontrando dificuldades até para obter alimentação. Mas você pode ajudar, pode estender a mão a quem embalou tantos momentos especiais. Eles que fazem tudo pelos seus aplausos, agora precisam da sua solidariedade. Doe alimento”, enfatizou. Para doar é só entrar em contato: (74) 98822-2299 Marcelo Vidal
Em nível nacional a União Brasileira de Compositores criou campanha, em parceria com a Spotify, para auxiliar artistas associados que passam por sérias dificuldades financeiras, por conta da crise em meio à covid-19. Durante a #JuntosPelaMúsica, para cada real doado, a empresa de streaming complementa o fundo com mais um real que está destinado a músicos no país.
3- Aulas gratuitas e comida de graça para equipes de hospitais
Um cursinho de São Paulo resolveu apoiar não apenas os seus alunos, mas qualquer vestibulando que tenha dúvidas ou dificuldades nos estudos durante o período de isolamento. Os professores do Personal Vestibulares têm dedicado uma hora de sua jornada diária de trabalho para esse tipo de atendimento, que é gratuito e feito por videoconferência. Os interessados devem se inscrever pelo site e aguardar o retorno sobre os horários disponíveis para cada disciplina.
O restaurante Capim Santo, também de São Paulo, está distribuindo mil marmitas, toda semana, para equipes que trabalham em hospitais públicos paulistanos. A receita escolhida para as doações, também enviadas a ONGs e comunidades carentes, é a galinhada com quinoa e purê de batata-doce.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.