“Seu aplauso em forma de doação" campanha em favor dos músicos juazeirenses

25 de Apr / 2020 às 09h32 | Variadas

Foi iniciada em Juazeiro (BA) uma campanha que busca arrecadar alimentos para músicos durante a pandemia do coronavírus. Em e-mail a RedeGN o músico Marcelo Vidal, um dos idealizadores da campanha, explica os motivos da iniciativa:

Vivemos ótimos momentos ao som daqueles que dedicam seu talento a nos alegrar em barzinhos, festas e eventos em geral. Neste momento, os palcos estão vazios e músicos da nossa região vivem dias difíceis sem poder exercer seu trabalho, sem poder ganhar o pão honestamente.

Por este motivo, o Bar e Petiscaria Quintal do Galo está lançando a campanha "Seu aplauso em forma de doação" em prol de artistas regionais. O Projeto se mobiliza para doar cestas básicas aos músicos que estão sem trabalho durante a crise da COVID-19, uma das primeiras categorias a parar suas atividades e provavelmente uma das últimas a retomar.

Há profissionais que têm na produção musical a única fonte de renda e que já estão encontrando dificuldades até para obter alimentação. Mas você pode ajudar, pode estender a mão a quem embalou tantos momentos especiais. Eles que fazem tudo pelos seus aplausos, agora precisam da sua solidariedade. Doe alimento.

As doações podem ser entregues no bar Quintal do Galo, Rua Santa Clara, Bairro Piranga, Juazeiro-BA.

Mais informações: (74) 98822-2299 Marcelo Vidal

O músico Marcelo Vidal e Valentine Oliveira da Executiva do Psol enviaram ofício ao Prefeito Paulo Bomfim solicitando apoio à categoria neste momento de isolamento social. Veja:

Ofício nº 04/2020

Juazeiro-BA, 23 de abril de 2020

AO EXMO. SR. PAULO BONFIM

PREFEITO DE JUAZEIRO, BAHIA

ASSUNTO: Auxílio aos músicos locais

Por solicitação de movimentos independentes de músicos locais (Representados pelo músico Marcelo Vidal), o PSOL Juazeiro/BA traz a seguinte solicitação a Vossa Excelência:

A realidade local é essa, as mazelas advindas do momento Covid-19 trouxeram mais que ruas vazias, lojas fechadas e praças desertas, trouxeram o silencio sepulcral.

Quem conhece a cidade de Juazeiro-BA e passeia pela sua orla ou frequenta os bares da cidade, vai entender o silencio que agora se faz nesses lugares, pois lá não temos mais o bom e velho som do violão, da bateria, do microfone e outros acessórios sonoros que tanto enriquecem o ambiente e embalam os encontros de amigos e comunidade local.

E nesse silencio está uma realidade gritante, que o momento de pandemia causou: as mãos e bocas que fazem o som, hoje não tocam, nem cantam mais. Eles e elas encontram-se devidamente silenciados devido à quarentena - que é de extrema importância para a sobrevivência e vida saudável que tanta prezamos.

Deste modo, o músico e milhares de outros trabalhadores que vivem do trabalho autônomo ou informal estão em absoluta dificuldade para ter o seu sustento e de suas famílias , pois com as proibições, que se fazem necessárias, há uma dificuldade em manter o mínimo de aporte financeiro para esses trabalhadores da cultura local.

É preciso entender a importância desses empreiteiros culturais na contribuição do turismo na cidade que doam sua força de trabalho através de suas vozes e instrumentos, assim também contribuindo de forma direta e indireta com a manutenção de estabelecimentos através do entretenimento musical, que gera trabalho e renda a população juazeirense.

Por fim é justo lembrar o quanto a cidade criou grandes músicos que levam seu nome por onde passam. Importa olhar para esses trabalhadores que precisam do apoio municipal para manter seu direito a uma vida digna, que nesse momento de fragilidade financeira carece do apoio do poder público e de todas as outras pessoas que poderão se solidarizar reconhecendo o valor da categoria que tem a necessidade de comercializar o som que ALEGRA e faz de Juazeiro uma cidade originalmente, UNICA!

Pelo acima exposto, solicitamos à Prefeitura Municipal de Juazeiro/BA a implementação de Política Pública no sentido de fornecer auxílio financeiro aos músicos locais, com o intuito de reduzir os danos sofridos em razão da pandemia, bem como garantira suas necessidades vitais básicas e às de suas famílias.

Valentine Oliveira - Executiva Municipal do PSOL Juazeiro-BA

Marcelo Vidal - Músico

http://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR115906

Da redação

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.