Rio Doce e Ouro Preto são os bairros mais afetados pela Covid-19 em Olinda. Pituba, Brotas e Imbuí são bairros com mais casos de coronavírus em Salvador.
Juazeiro e Petrolina: a população tem o direito de saber? A escritora, professora e mestre Vera Medeiros, em suas redes sociais defende e justifica que sim:
"Analisemos a necessidade, por exemplo, de que os bairros com maior incidência de casos tenham a higienização das ruas, a higienização dos transportes públicos e a intervenção educativa intensificadas. São ações que estão sob a responsabilidade da Prefeitura, que pode agir através da Secretaria de Saúde, da Educação e também em parceria com as empresas de transporte atuantes em cada área".
Confira na integra texto:
É consenso que, após declarada a contaminação comunitária pelo Coronavírus em Juazeiro, faz-se obrigatório o controle mais rígido de cuidados sanitários e de distanciamento social na cidade.
E, para que isso seja mais eficaz, a Secretaria de Saúde de Juazeiro tem a obrigação de disponibilizar à imprensa o mapeamento, por bairro, de incidência dos casos confirmados e também dos suspeitos (já que os resultados têm sido tardios, expondo as pessoas a riscos).Inclusive, os hospitais particulares devem ser obrigados a passar ao município informações sobre suspeitos internados.
Isso já vem sendo feito em Salvador, Recife e várias outras cidades, de modo que a população dos locais mais afetados tem intensificado os cuidados, com base nas informações.
Analisemos a necessidade, por exemplo, de que os bairros com maior incidência de casos tenham a higienização das ruas, a higienização dos transportes públicos e a intervenção educativa intensificadas. São ações que estão sob a responsabilidade da Prefeitura, que pode agir através da Secretaria de Saúde, da Educação e também em parceria com as empresas de transporte atuantes em cada área.
E, em se tratando de duas cidades tão próximas, tão entrelaçadas em suas atividades diárias (Juazeiro e Petrolina), a Secretaria de Saúde do lado pernambucano tem a mesma obrigação.Consideremos ainda que as pessoas que não podem ficar em casa, por terem de trabalhar, precisam estar mais protegidas com essas informações e suas consequentes ações.
A população tem o direito de saber. Já passou da hora de a informação exercer seu papel mais efetivo nesse contexto que, em muitos casos, não foi entendido ainda por grande parte da sociedade local – principalmente, a de Juazeiro.
O que digo aqui requer o olhar atento e cuidadoso dos prefeitos Miguel Coelho e Paulo Bonfim. Será crucial para o que virá nos próximos 15 dias.
Por: Vera Medeiros professora
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.