Em tempos de pandemia, notícias falsas são propagadas aleatoriamente nas redes sociais. Para combater esse tipo de (des)informação, os estudantes do curso de Jornalismo em Multimeios, Jayanne Rodrigeus e Pedro Miranda, produzem boletins radiofônicos (spots) com informações de utilidade pública, prevenção ao coronovírus e o cuidado à saúde na rotina diária.
O estudante Pedro Miranda reitera que o combate à desinformação é o que motivou a atividade jornalística: "Estamos constantemente desmentindo fake news, boatos do presidente, áudios do whatspp, vídeos e todo tipo de material que possa afetar a compreensão das pessoas em relação à pandemia".
Para Jayanne Rodrigues, responsável pela produção, "a ideia é conscientizar o maior número de pessoas e restabelecer a confiança da comunidade no jornalismo local".
A ideia dos alunos conquistou repercussão pública. Os estudantes fecharam parceria com a Rádio Tropical Sat (FM 102.5), de Juazeiro, que divulga os spots na programação. A jornalista Isabela Ornelas, do programa "Revista", também reproduz os boletins diários para tratar do assunto. Tudo isso é realizado de forma colaborativa com os profissionais, demonstrando a função social da Universidade do Estado da Bahia e a inovação na produção de conteúdo pelos alunos.
A iniciativa também já chegou para a Rádio Cultura dos Inhamuns (AM 960), no município de Tauá, no estado do Ceará, que veicula na grade de programação os boletins. Nascida na cidade cearense, Jayanne Rodrigues orgulha-se da iniciativa jornalística e enxerga seu trabalho como uma missão. "Se nosso material tiver alcançado, pelo menos uma pessoa, vamos entender que fizemos um ótimo trabalho. Esse é o momento do Jornalismo".
Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora do curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb, Teresa Leonel, supervisiona a atividade e reforça o papel social do jornalista: "Fazer este trabalho junto com os alunos mostra a importância da universidade no contexto societário e coletivo. É o jornalismo exercitando a cidadania através da prestação de serviços, mostrando nesses tempos de notícias falsas que as informações apuradas são prioridades para que as pessoas saibam o que de fato está acontecendo".
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.