Coronavírus: Governador da Bahia Rui Costa avalia muito difícil a realização dos festejo junino 2020

28 de Mar / 2020 às 22h00 | Coronavírus

O governador Rui Costa em uma transmissão pela internet ontem, dia 27, avaliou que diante do atual cenário, será muito difícil que se realize o São João na Bahia 2020, mas afirmou que a decisão será tomada em um momento adequado.

"Festejo junino é em junho. Estamos no fim de março. Até o fim de abril anunciamos a decisão do governo. Hoje, acho pouco provável que consigamos ter São João na Bahia. Mas é prematuro para tomar decisão. Vamos aguardar o fim de abril, início de maio. Nos primeiros dias de maio anunciamos a decisão oficial do Estado. Hoje, não vemos condições. Mas vamos dar posição definitiva nos primeiros dais de maio", disse.

O prefeito Miguel Coelho anunciou em pronunciamento nas redes sociais, na última segunda (23), um conjunto de novas medidas por conta da crise provocada pelo coronavírus no Brasil. Dentre as decisões publicadas em decreto municipal, está o adiamento do São João de Petrolina 2020 por prazo indeterminado.

A mudança no São João de Petrolina afeta também outros festejos públicos do primeiro semestre. Segundo Miguel, os recursos que estavam previstos para esses eventos serão realocados para a saúde pública, em especial, no combate à transmissão da Covid-19. "Muita gente vinha nos cobrando uma resposta e decidimos adiar enquanto houver situação de emergência. Nosso foco precisa estar todo voltado para essa luta, então, vamos adiar sem previsão e priorizar os investimentos na saúde", reforçou o prefeito.

Miguel ainda determinou a diminuição na circulação de ônibus na cidade. Também pensando na redução de pessoas nas ruas, o prefeito decretou a suspensão da gratuidade para estudantes e de vale transporte destinado a servidores municipais que não estiverem envolvidos nos serviços essenciais. Outra medida foi a recomendação imediata de suspender todos os velórios em Petrolina.

O São João 2020 de Campina Grande, Paraíba também foi adiado para evitar aglomeração de pessoas e prevenir possíveis novos casos de infecção por coronavírus. A decisão foi anunciada na noite desta segunda-feira (23) pelo prefeito da cidade, Romero Rodrigues. Com a medida, o evento está previsto para acontecer entre os dias 9 de outubro e 8 de novembro deste ano.

De acordo com Romero, é a primeira vez que a festa é adiada. A montagem da estrutura no Parque do Povo foi suspensa a partir desta segunda. A programação da 37ª festa junina conta com shows de artistas da música sertaneja, forró e apresentações religiosas. Shows privados, que seriam realizados durante o período junino na cidade, também serão adiados. 

Já em Mossoró, considerado um dos principais eventos juninos do Rio Grande do Norte, foi cancelado por causa do novo coronavírus (Covid-19). "Com o decreto de calamidade pública, os eventos culturais, artísticos vão continuar todos cancelados. Vamos estender esse período para os próximos 90 dias e consequentemente o Mossoró Cidade Junina será cancelado. Os recursos destinados a essas atividades serão priorizados principalmente para a saúde.", explica a prefeita Rosalba Ciarlini.

Redação redeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.