Os quatro polos da Academia da Saúde em Petrolina estão com suas atividades suspensas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e atendendo às recomendações decretadas pelo estado e também pelo município.
Cerca de 400 pessoas são atendidas nesses espaços que estimulam e promovem a prática de atividade física e de lazer, bem como de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
Mas, para não deixar os alunos sem fazer atividades físicas durante a quarentena, os profissionais que trabalham nas academias estão gravando vídeos com orientações para a prática de atividades físicas em casa. São exercícios leves, como alongamento e alguns treinos funcionais, que poderão ser feitos durante o período de reclusão social em que todos devem se prevenir contra o coronavírus.
"Além de ajudar a manter a forma e o condicionamento físico em um momento em que a recomendação é ficar em casa, manter-se ativo é uma ferramenta importante para não se descuidar da saúde e ainda minimizar o estresse e a ansiedade gerados no contexto do isolamento domiciliar. Estamos mandando os vídeos e orientações para grupos que temos com alunos e também no perfil da Academia da Saúde no Instagram (https://www.instagram.com/academiadasaudepetrolina/)", destaca o coordenador do programa 'Academia da Saúde', Paulo Ricardo Santos.
As Academias da Saúde estão localizadas em quatro localidades de Petrolina: Cosme e Damião, Vila Eulália, Idalino Bezerra e Praça da Sementeira. Em tempos normais, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, com turmas manhã, a partir da 6h30, e a tarde com início às 15h. Para participar basta se dirigir a academia mais próxima portando o cartão do SUS. Em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), os alunos também recebem atendimentos de fisioterapia e nutrição, através de encontros agendados.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.