Assim como no carnaval, o Hemope de Petrolina sofreu uma grande baixa nos estoques de sangue. Dessa vez, isso se deve a pandemia do novo coronavírus que vem se espalhando por todo o país.
Por esse motivo, o Transforma Petrolina lançou uma nova campanha de doação de sangue (assim como foi feita no período de carnaval) com o objetivo de conscientizar as pessoas para que continuem doando sangue nesse momento de crise na saúde pública.
Segundo a coordenadora do Programa Transforma Petrolina, Lara Secchi Coelho, "é preciso lembrar que as outras doenças continuam existindo e que a demanda de sangue no sistema de saúde só deve aumentar". Apesar das orientações para que as pessoas evitem sair de casa, os hemocentros garantem que a doação é feita em locais seguros. Para isso, a higienização vem sendo reforçada, fazendo o uso constante do álcool em gel para desinfetar o ambiente, além do uso contínuo dos equipamentos de segurança necessários, inclusive máscaras, por parte dos funcionários.
O Hemope pede para que as pessoas continuem doando sangue. Os voluntários podem comparecer ao hemocentro que fica localizado na Rua Pacífico da Luz, s/n – Centro, no horário de 7h30 ao meio dia. Para evitar aglomerações e risco de contágio, é preferível que as pessoas façam o agendamento através do telefone (87) 3866-6601
Veja os principais requisitos para a doação:
- Idade entre 16 e 69 anos;
- Peso mínimo 50kg;
- Bom estado de saúde;
- Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses;
- Além disso, critérios adicionais de triagem clínica também estão sendo adotados devido a pandemia do coronavírus.
OBS: Não deve doar que ingeriu bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes a doação do sangue. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriada, não deve doar temporariamente.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.