Após constatar o crescimento no número de casos suspeitos de coronavírus em Petrolina, que passou de 1 no sábado (14), para 9 na segunda-feira (16), a prefeitura anunciou medidas de prevenção para a pessoa idosa, visto que, segundo a Organização Mundial de Saúde, este é um dos principais grupos de risco.
Entre as medidas publicadas no decreto, está a suspensão das atividades nos Centros de Convivência do Idoso do Município por 15 dias, prorrogáveis por igual período.
A prefeitura também recomendou a suspensão de visitas a casas geriátricas e de acolhimento. O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção, destaca que como a transmissão da doença acontece de pessoa para pessoa, por meio de gotículas ou contato, é recomendado que os idosos não fiquem aglomerados. Além disso, também foi levado em consideração, que parte do público acompanhado nos CCI's depende do uso do transporte coletivo para se deslocarem, outro fator que pode colocar a saúde deles em risco.
"Sabemos que alguns dos nossos idosos dependem da alimentação fornecida nos nossos centros. Por isso, foi previsto no decreto fornecimento de kits para os mais necessitados. A dinâmica desta entrega será acordada junto aos familiares", explica o secretário.
Nos dez Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também estão sendo suspensos os serviços voltados ao público da terceira idade. Durante a vigência do decreto não serão realizados os atendimentos relativos ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Já as reuniões do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) estão suspensas para todas as faixas etárias.
Casa Bolsa: Os serviços prestados aos idosos na Casa Bolsa também estão suspensos durante este período. Entretanto, os casos urgentes relacionados ao BPC serão atendidos por visitação domiciliar. A orientação é que, nesses casos, um familiar não idoso entre em contato com o serviço.
Já o público geral será atendido normalmente na Casa Bolsa, no entanto, os agendamentos diários serão reduzidos para evitar aglomerações.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.