Com o objetivo de tirar as dúvidas dos profissionais da casa e atualizar as assistentes sociais do serviço, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) promoveu, na quarta-feira (11), a palestra "Descomplicando a Previdência" com o técnico de seguro social do INSS, Diogo Hoffmann.
A ação foi promovida pela coordenação do Serviço Social e faz parte do cronograma anual de treinamentos e capacitações da UPAE. "Todos os setores da Unidade, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente, realizam atividades voltadas ao seu segmento.
Como já temos uma parceria boa com o pessoal do INSS, esse mês resolvemos trazer esse tema", esclarece a supervisora, Nazaré Cunha.
Tema inclusive que vem bem a calhar, já que a reforma da previdência é recente e as mudanças são muitas. A nova promulgação estabelece, por exemplo, que os novos trabalhadores só poderão se aposentar com idade mínima de 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens), tanto na iniciativa privada quanto no setor público, considerando o tempo mínimo de contribuição de 15 anos (mulheres), 20 anos (homens) e 25 para servidores de ambos os sexos. Apenas professores, policiais e profissionais expostos a agentes nocivos tem regras mais brandas.
"A reforma passou a valer de fato em novembro do ano passado e há muita coisa a ser explicada, como as regras de transição, mudanças na regra dos benefícios e o próprio cálculo do benefício e alíquotas. A boa notícia é que quem ganha menos de um salário mínimo recolherá menos, através do programa de escalonamento, onde quem ganha mais, paga mais. Antes da reforma havia uma certa uniformidade nisso", informa o profissional.
"A gente realiza uma conversa numa linguagem bem simples, para que todos entendam como a previdência funciona, afinal todos os trabalhadores foram afetados direta ou indiretamente pela reforma e precisam estar cientes desses impactos", complementa Diogo.
Nazaré ressalta que além do benefício pessoal das informações repassadas, as assistentes sociais usarão os conhecimentos para auxiliar no atendimento aos pacientes. "Aqui a gente faz muito encaminhamento social e, por isso, as nossas profissionais precisam estar atualizadas. O INSS tem sido nosso parceiro há algum tempo e nós só temos a agradecer", finaliza.
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