Nesta quarta-feira (11), os médicos aprovados no Processo Seletivo para Residência de Família e Comunidade foram recepcionados pela coordenação do programa formada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Saúde e pela Faculdade Estácio.
Os profissionais tiveram um primeiro momento sobre suas atribuições e aprendizados que terão durante a residência nas unidades de saúde. O objetivo do programa é qualificar os profissionais para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, voltada à assistência a saúde da família e comunidade.
Os médicos irão atuar na unidade dos bairros Argemiro, João Paulo II e Tabuleiro, nas comunidades de Mandacaru I (distrito de Mandacaru), Goiabeira e Capim de Raiz (distrito do Junco/Salitre). De acordo a coordenadora do programa pela Secretaria da Saúde, a mestra em saúde da família, Allana Moreira, os profissionais também terão experiência nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) e na rede especializada de Juazeiro.
“Foi com muita alegria que recebemos estes profissionais. A proposta é que os residentes aprendam ao longo destes dois anos a especialidade da Medicina de Saúde da Família e Comunidade. Eles se propuseram a ser clínicos qualificados e é preciso o envolvimento com o ambiente e as pessoas de onde irão atuar, usando ferramenta de cuidado que aumenta a resolutividade”, explicou Allana Moreira.
Eduardo Lucena, médico formado pela UNIVASF, fala sobre a escolha por esta residência. “Juazeiro apresenta um cenário bem significativo. Aqui que eu tive meu primeiro emprego e poder fazer a residência nessa cidade é trazer algo melhor para as pessoas daqui. Foi isso que me fez decidir por Residência em Saúde da Família e Comunidade e fiquei muito feliz pela aprovação. Eu estou com expectativa muito boa, cheio de energia e empolgado para fazer o melhor na atenção primária da cidade”, acrescentou.
A assessora de Planejamento da SESAU, Luciana Florintino, descreve a importância destes profissionais na rede da atenção primária de Juazeiro. “Nós somos campo de estágio e residência para estes profissionais. É de um significado ímpar ter em nossa rede seis profissionais dedicados a atender as pessoas na atenção primária e ao mesmo tempo se qualificarem como médicos em Saúde da Família e Comunidade” pontuou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.