Um homem de 32 anos morreu sexta-feira (6), em Juazeiro, norte da Bahia, com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS. A informação foi divulgada pelo Núcleo Regional de Saúde Norte, ligado à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Segundo informações do Núcleo Regional, o homem, que não teve a identidade revelada, morava no bairro Jardim Flórida e se apresentou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, com outro paciente, na tarde da quinta-feira (5).
Por causa dos dois pacientes, de acordo com o Núcleo, o atendimento na unidade médica ficou restrito para outros pacientes. Os dois homens ficaram em isolamento na sala vermelha, que é destinada ao atendimento de urgência e emergência, e depois foram transferidos para o Hospital Regional de Juazeiro, que é referência nesse tipo de tratamento.
O Núcleo Regional de Saúde Norte informou que, neste ano, foram registrados seis casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em Juazeiro e um caso confirmado como influenza A H1N1. Outros dois casos de Sindrome Aguda não especificada foram registrados, além de três casos que estão em investigação. Um deles é o do paciente que morreu na sexta.
Na tarde desta quarta-feira (11) outro paciente faleceu na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Juazeiro. Segundo a Secretária Municipal de Saúde Fabíola Ribeiro, o paciente chegou em estágio avançado da doença e faleceu antes de qualquer assistência por parte da equipe médica.
“A suspeita é de H1N1, mas os exames foram realizados após a morte do paciente e serão encaminhados para o Lacen (Laboratório Central) em Salvador para comprovação ou não” explicou Fabíola Ribeiro.
“Desde sexta-feira outros casos de H1N1 foram notificados em Juazeiro, e não evoluíram para óbito” complementou Fabíola Ribeiro.
SESAU informa óbito por suspeita de H1N1 na UPA em Juazeiro
A Secretaria Municipal da Saúde com a responsabilidade epidemiológica no município, torna público que Juazeiro registrou nesta quarta-feira (11), mais um óbito por suspeita de H1N1. A paciente era residente do bairro Tabuleiro. A mesma chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já sem os sinais vitais, mesmo assim, a equipe de prontidão realizou as manobras de reanimação, mas sem sucesso. Juazeiro já tem registrado até esta quarta-feira, nove casos suspeitos, quatro casos confirmados, dois óbitos, um já confirmado e em outro será realizado o exame.
A infecção pelo vírus da Influenza A/H1N1 pode ocorrer por contato com secreções respiratórias, através da tosse ou espirros de pessoas contaminadas pelo vírus. É uma infecção viral, onde os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O agravo da gripe H1N1 pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. O vírus vive de duas a oito horas em superfícies, por isso, hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência ajuda a reduzir as chances de contaminação.
O Ministério da Saúde está antecipando o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Dia 23 de março, idosos e profissionais da saúde serão os primeiros a serem vacinados. O dia D será 09 de maio. Segundo informações disponíveis no site do Ministério da Saúde, a decisão da pasta é uma medida preventiva a esses públicos. A vacina é o meio de proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, mas dependendo da gravidade pode levar a óbito.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.