Olhos curiosos, espiadas pela janela e inquietação. Minutos antes da abertura da nova área de convivência construída dentro do Centro Municipal de Educação Infantil Walisson Pedro Souza de Sá, as crianças se agitavam em expectativa para brincar no novo parquinho.
Feito pela prefeitura, através do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST), em conjunto com a comunidade, o projeto traz um novo espaço lúdico, sustentável e pedagógico para as crianças do Residencial Vivendas.
Há mais de um ano atuando com oficinas e palestras educativas e profissionalizantes de todos os tipos, o PDST tinha nesse novo projeto um objetivo claro: aproximar os moradores do bairro e a creche através de uma ação realmente concreta. Pensando nisso, foi concebida a construção de um espaço de convivência feito inteiramente de materiais reciclados. Segundo a coordenadora pedagógica da creche, Ana Lúcia Granja, o local proporciona um espaço para brincar, aprender e socializar; além de trabalhar a coordenação motora, a imaginação e proporcionar outros espaços de aprendizagem.
Para a dona de casa e mãe do pequeno Arthur, Mariana Pereira, essa ação é fundamental para a integração das crianças no espaço onde passam tanto tempo. “Com esse parquinho, eles vão poder interagir melhor com os professores e com os coleguinhas. E pra gente que mora no bairro foi ainda melhor, porque através desse projeto melhoramos a comunicação com o pessoal da creche”, destacou a participante da iniciativa.
Após oficinas ministradas pelos técnicos do PDST, a ação envolveu cerca de 20 pessoas, entre mães, técnicos e até mesmo crianças que acabavam por se integrar na atividade. “Os próprios moradores contribuíram para a construção desse lugar, sendo orientados desde o planejamento até a execução do projeto. É mais um espaço que a prefeitura vem trabalhando para entregar, por entender a importância dele como instrumento pedagógico”, ressaltou a secretária executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.